Tivi São Lourenço, 22 de maio de 2025
Segurança

Jacaré é flagrado nas ruas de Joinville após fortes chuvas

Biólogos afirmam que é comum esse comportamento, já que o volume de água aumenta correnteza de rios. Animal ficou encostado em beira de ciclovia.

Por G1/SC

Atualizado em 27/02/2024 | 10:34:00

Um jacaré foi flagrado nas ruas de Joinville, no Norte de Santa Catarina, após fortes chuvas. Biólogos afirmaram que o comportamento é normal e esses répteis saem dos rios até para descansar. O animal foi filmado por moradores.

O caso ocorreu no bairro América. Um dos vídeos foi feito por Daniel Souza, que relatou que o jacaré estava na beira da ciclovia.

Ele contou que viu o animal por volta de meia-noite de domingo (25) e que a maré do rio havia subido muito.

Biólogos disseram que esse comportamento é normal. "É comum sim que, com as cheias e o extravasamento dos cursos d'água, jacarés e outros animais saiam da calha normal dos rios. E acabem aparecendo nas áreas urbanas próximas assim que as águas comecem a baixar", disse Tobias Kunz.

"Eles aparecem um pouco mais depois de fortes chuvas porque o local em que eles vivem acaba sendo muito mexido. Aumenta muito a correnteza dentro dos rios. Dependendo, você tem deslocamento de troncos, de pedras. Isso acaba deixando a vida deles dentro do rio agitada, então eles acabam indo para as margens e saindo até para descanso de se manter ali contra a correnteza o tempo todo", explicou o biólogo Alex Bergmann.
"Acontece muito também depois de fortes chuvas eles aparecerem na foz dos rios e acabam e sendo encontrados em algumas praias", completou Bergmann.

Segundo ele, não é possível determinar o tamanho do jacaré pelo vídeo, mas a espécie costuma atingir de 2 a 3 metros quando adulta.

Trata-se de um jacaré-de-papo-amarelo, de nome científico Caiman latirostris.

NOTÍCIAS RELACIONADAS