03 de outubro de 2025
Social

IFSC lança edital para consultoria gratuita em marketing digital a pequenas empresas e entidades sociais

O projeto conta com duas estudantes bolsistas, Ana Luíza Weirich e Sophia Machado Deon, além de estudantes que atuam como voluntários.

Por IFSC São Lourenço do Oeste

Atualizado em 02/10/2025 | 08:29:00

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Câmpus São Lourenço do Oeste, lançou o edital de chamamento em fluxo contínuo do projeto Mosaico Lab: Agência Júnior de Marketing, iniciativa que vai oferecer consultoria gratuita em marketing digital para microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas e entidades da sociedade civil, como associações, cooperativas e ONGs.

Coordenado por professores do curso Técnico em Marketing integrado ao Ensino Médio, o projeto será desenvolvido pelos estudantes, com supervisão docente, e tem como objetivo fortalecer a presença digital das organizações locais, ampliando sua visibilidade no Google, redes sociais e WhatsApp.

“Queremos aproximar a comunidade do IFSC e oferecer soluções simples e práticas para empreendedores que muitas vezes não têm condições de contratar uma agência profissional. Ao mesmo tempo, nossos estudantes ganham experiência real em marketing, colocando em prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula”, explica o professor Alex Restelli, coordenador do projeto.

O professor João Eduardo Linhares, idealizador da iniciativa, destaca o caráter transformador da proposta: “A ideia da Mosaico Lab nasceu da vontade de transformar o aprendizado em impacto social. Essa união de estudantes, servidores e empreendedores forma um verdadeiro mosaico, um laboratório vivo de experimentação social voltado ao desenvolvimento regional. MEIs, micro e pequenos empreendedores podem se beneficiar desse apoio, ao mesmo tempo em que se difunde ensino, pesquisa e extensão”

O projeto conta com duas estudantes bolsistas, Ana Luíza Weirich e Sophia Machado Deon, além de estudantes que atuam como voluntários. Para Ana, “O projeto busca tornar as empresas mais conhecidas, com informações precisas e confiáveis sobre os empreendimentos locais”. Já Deon, explica que o projeto proporciona “experiência profissional, ensinando como atuar na gestão de redes sociais, e vai gerar oportunidades no mercado de trabalho. Além disso, o projeto nos faz compreender a importância de ter uma rede de apoio no mundo profissional”.

As inscrições estão abertas em fluxo contínuo, ou seja, as empresas podem se inscrever em qualquer tempo, e podem ser feitas por meio de formulário eletrônico, disponível no site do IFSC São Lourenço do Oeste e nas redes sociais, no perfil @mosaicolab.ifscslo. As organizações inscritas passarão por um diagnóstico inicial com base em um check-list de presença digital, que poderá ser adaptado conforme a realidade de cada negócio. A partir disso, serão realizados encontros de orientação e, ao final, cada participante receberá um relatório com recomendações personalizadas.

O IFSC reforça que nenhuma senha de redes sociais ou de contas digitais será solicitada durante o processo.

O edital está disponível no link: https://www.ifsc.edu.br/documents/d/campus-sao-lourenco-do-oeste/edital-mosaico-lab.

As inscrições das empresas para a consultoria gratuita podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/5VU6WBp779ohj61D8.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: [email protected].

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.