Encontro abordou temas como infraestrutura logística, futuro da mobilidade e a ampliação da presença da GWM no sul do Brasil.
A GWM Brasil e o governo de Santa Catarina se encontraram para discutir possíveis parcerias. Segundo a montadora chinesa, uma reunião com o governador Jorginho Mello (PL) abordou temas como infraestrutura logística, futuro da mobilidade e a ampliação da presença da GWM no sul do Brasil.
O encontro aconteceu na sexta-feira (4) em Florianópolis e foi divulgado pela empresa nesta semana. A iniciativa buscou ampliar o desenvolvimento regional da empresa e avaliar oportunidades de logística, inovação e sustentabilidade.
Também foram discutidas soluções de energia limpa e geração de empregos. A estrutura portuária do estado também foi tratada, já que Santa Catarina abriga os portos de São Francisco do Sul e Imbituba, além do Complexo portuário de Itajaí-Navegantes, terceiro maior do país.
A GWM é a maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado e a quarta maior fabricante mundial de picapes médias. Santa Catarina é o 4º maior mercado da marca no Brasil, onde também ocorreu a primeira venda nacional em abril de 2023.
Em comunicado feito pela empresa, o presidente da GWM Brasil & México Andy Zhang afirmou que o estado "tem características únicas que a colocam como uma potencial parceira em diversas frentes".
Além do governador e de Zhang, a reunião teve a presença do secretário da Fazenda catarinense, Cleverson Siewert, do Presidente da Invest Santa Catarina, Renato Lacerda e do diretor de Atração de Investimentos da Invest SC, Renato Lacerda.
Participaram ainda Ricardo Bastos, Diretor de Assuntos Institucionais, da montadora e Way Chien, Diretor Financeiro da empresa.
O projeto agora será analisado pelas comissões permanentes da Câmara e poderá ser votado em plenário nas próximas sessões.
O projeto ainda prevê que a comercialização dos estandes ficará sob responsabilidade da ACISLO, que deverá prestar contas após o evento.
Segundo o parlamentar, durante a tramitação do projeto, surgiram questionamentos, sobretudo quanto à possibilidade de ampliação do benefício a portadores de outras doenças graves.
O líder do governo na Câmara, vereador Jader Ioris, explicou que uma das mudanças significativas diz respeito ao percentual de progressão para servidores com pós-graduação.
Participaram da Conferência mais de 100 estudantes ocupantes dos cargos de vereador mirim e de executivo mirim de oito municípios da regional, além de coordenadores, presidentes e vereadores
O líder do governo municipal na Câmara, vereador Jader Ioris, destacou que o repasse está em conformidade com a Lei Federal nº 13.019, de 31 de julho de 2014