O parlamentar defendeu a formação de uma federação entre o MDB e o Republicanos, sinalizou apoio à pré-candidatura de Tarcísio de Freitas à Presidência e à reeleição do governador Jorginho Mello (PL).
Na última sexta-feira, dia 15 de agosto, o deputado federal Valdir Cobalchini (MDB) promoveu um encontro com cerca de 70 lideranças da região de São Lourenço do Oeste, no restaurante Sabor do Vale, localizado na Linha Bela Vista, em São Lourenço do Oeste. A reunião teve como objetivo apresentar uma prestação de contas de seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Participaram do encontro representantes de São Lourenço do Oeste, São Bernardino, Novo Horizonte, Jupiá, Galvão e Coronel Martins. Durante a reunião, além da explanação do parlamentar, houve espaço para diálogo e troca de ideias com os presentes. Cobalchini, que figura entre os três melhores parlamentares de Santa Catarina no Ranking dos Políticos, apresentou um resumo de sua atuação legislativa. Em três anos de mandato, o deputado contabiliza mais de 600 propostas apresentadas, relatorias em mais de 50 projetos, participação em mais de 750 votações em plenário e presença em 100% das sessões do Congresso Nacional.
O deputado também atuou como coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense em 2023, grupo que reúne os 16 deputados(as) federais e os três senadores(a) do estado. Já integrou mais de 10 comissões no Congresso Nacional, com destaque para a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Comissão Mista de Orçamento, Comissão de Desenvolvimento Urbano e a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) - a mais requisitada da casa. Cobalchini também ressaltou sua participação ativa em frentes parlamentares ligadas às cooperativas e à agropecuária, com forte defesa do setor produtivo e da infraestrutura.
No campo político e ideológico, o deputado reafirmou seu posicionamento em defesa da liberdade de expressão, do direito à propriedade, ao direito de defesa do cidadão, e se manifestou contrário ao aborto, ao aumento de impostos, ao uso da linguagem neutra e ao que classificou como abusos do Judiciário. Declarou ainda apoio à anistia e à CPMI do INSS e comentou sobre as suas ações em defesa dos empregos e das empresas, diante do tarifaço, que incluiu agendas com o Governador Jorginho, com o Vice-Presidente da República e também a sua visita à Embaixada dos EUA, em Brasília.
Encerrando sua fala, o parlamentar defendeu a formação de uma federação entre o MDB e o Republicanos, sinalizou apoio à pré-candidatura de Tarcísio de Freitas à Presidência da República e à reeleição do governador Jorginho Mello (PL) em Santa Catarina, em composição com o MDB. Também confirmou que pretende disputar a reeleição à Câmara Federal, reafirmando seu compromisso com o Oeste catarinense.
Conforme justificativa apresentada, todos os bens encontram-se em bom estado de conservação e, com a aprovação da proposta, serão incorporados ao patrimônio público municipal.
O relator e presidente da comissão, vereador Altair Borges (PP), afirmou que a análise foi baseada em estudos jurídicos e técnicos de órgãos e entidades públicas e privadas.
À frente da Procuradoria está a procuradora jurídica Scheila Grefin.
Durante a conversa, o parlamentar destacou os encaminhamentos já realizados e os projetos que tramitam na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
Durante esse período, os vereadores apreciaram 60 projetos de lei ordinária e 20 projetos de lei complementar, além de analisarem 60 requerimentos
O objetivo foi conhecer de perto o sistema de estacionamento rotativo implantado naquela cidade, como alternativa para melhorar a circulação de veículos, especialmente nas áreas centrais.