Foragidos têm fortunas milionárias, fugas cinematográficas e condenações que somam mais de 500 anos de prisão
Considerado um dos criminosos mais procurados do Rio de Janeiro, o traficante Thiago da Silva Folly, ou “TH da Maré”, foi morto em operação policial na terça-feira (13). O episódio chamou atenção para o perfil dos principais foragidos da Justiça no país.
O aplicativo Sinesp Cidadão, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, disponibiliza a lista dos 21 criminosos mais procurados do Brasil. Entre eles, cinco se destacam.
Os foragidos reúnem fugas cinematográficas da cadeia, fortunas milionárias, condenações a mais de 500 anos de prisão, esquemas familiares, esconderijos na Bolívia e ligações íntimas com facções criminosas.
Quem são os criminosos mais procurados do Brasil?
João Cabeludo
João Aparecido Ferraz Neto, de 67 anos, é um dos criminosos mais procurados por crimes contra o patrimônio, tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. Ele é apontado como o principal traficante da região do Vale do Paraíba, em São Paulo.
As condenações somam mais de 500 anos de prisão. O criminoso de alta periculosidade seria exportador de cocaína para a Europa e manteria negócios com a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).
João Cabeludo também teria envolvimento em roubos a carros fortes. O Ministério da Justiça suspeita que João Cabeludo esteja morando na Bolívia. Ele envolveu a família no esquema criminoso e perdeu dois filhos, assassinados em 2013 e 2017.
A Polícia Civil apreendeu R$ 52 milhões em bens como casas, carros de luxo e joias, durante buscas em endereços ligados ao traficante em 2022. A investigação apontou que parentes participariam do esquema de lavagem de dinheiro do tráfico.
Maria do Pó
Sonia Aparecida Rossi, chamada de Maria do Pó, é a única mulher listada entre os criminosos mais procurados do país. Ela é considerada foragida desde 2006, quando fugiu da Penitenciária Feminina de Sant’Ana, no Carandiru, em São Paulo.
Apontada como uma das mulheres mais perigosas do país, ela foi condenada a 54 anos e 8 meses de prisão por tráfico de drogas. A criminosa era responsável por abastecer favela em São Paulo com droga oriunda da Bolívia.
A maior traficante de cocaína da região de Campinas é suspeita de participação no desaparecimento de 340kg de cocaína do IML (Instituto Médico Legal) da cidade.
A criminosa de 64 anos negociaria com o PCC. Ela foi condenada a mais de 54 anos de prisão e o último mandado foi expedido em 2020. Maria do Pó também é conhecida pelas alcunhas Sandrinha, Professora e Tia.
Mijão
Um dos criminosos mais procurados do Brasil, Sérgio Luiz de Freitas Filho atende pelos apelidos Xixi, Mijão, Filha, 2X e Wilian. Ele é apontado como número 1 do PCC, após assumir o posto de Marcos Roberto de Almeida, o Tuta, expulso da facção em 2022.
O traficante de 47 anos atua como negociador na compra de cocaína e pasta-base da Bolívia, onde ele pode estar escondido. De lá, Mijão operaria a logística de translado da droga para o Brasil.
Ele foi condenado a oito anos e dois meses de prisão pela 1ª Vara Criminal de Ivinhema, em Mato Grosso do Sul, e recorre em liberdade. Sérgio Luiz de Freitas Filho tem dois mandados por tráfico de drogas e associação criminosas.
Leozinho Playboy
Leomar de Oliveira Barbosa é integrante da facção criminosa Comando Vermelho e apontado como braço direito de Fernandinho Beira-Mar. Conhecido como Leozinho ou Playboy, atua no tráfico internacional de drogas.
Segundo o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, ele possui conexão com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e é considerado um criminoso de alta periculosidade aos 63 anos.
Natural de Niterói, no Rio de Janeiro, Leozinho teria sido um dos operadores da Conexão Atibaia. Ele seria encarregado da logística do envio de cocaína para um aeroclube na cidade de Atibaia, São Paulo.
O narcotraficante é procurado desde 2018, quando foi solto indevidamente do Presídio Estadual de Formosa pelo cumprimento de um alvará de soltura da Vara da Justiça Federal em Goiás. Ele possuía outras duas condenações do Tribunal de Justiçado Estado de Goiás.
Caipira
Alvaro Daniel Roberto, o Caipira, é um dos maiores traficantes do Brasil. Ele seria membro da organização responsável pelo translado de cocaína do Paraguai e da Bolívia para o Brasil, assim como a distribuição da droga no estado de São Paulo.
O criminoso de 45 anos era ligado a Juan Carlos Ramírez Abadía, megatraficante colombiano preso em 2007 pela Polícia Federal em São Paulo. Abadía foi líder do Cartel do Vale do Norte, uma das organizações mais poderosas do tráfico na Colômbia.
Caipira foi preso em 2013 em Fortaleza, no Ceará, acusado de comandar o núcleo que enviava cocaína para a Europa. No entanto, obteve transferência para Juiz de Fora, Minas Gerais, e lá conseguiu prisão domiciliar.
Heloiza Viviany sofreu o acidente após ter saído do ensaio da banda escolar.
Jovem de 24 anos foi socorrido com suspeita de traumatismo crânio encefálico e fratura no braço.
Mandado de prisão foi cumprido pela Polícia Civil nesta quarta-feira.
Bombeiros foram acionados para prestar atendimento ao homem no final da manhã.
Sandro Coutinho Machado Júnior foi preso nessa quarta-feira (14) por feminicídio contra Mikaella Sagás, esfaqueada até a morte
Tiktoker Valeria Márquez foi morta por homem armado, que chegou ao local em uma motocicleta, fingindo ser entregador de presentes