Participaram da Conferência mais de 100 estudantes ocupantes dos cargos de vereador mirim e de executivo mirim de oito municípios da regional, além de coordenadores, presidentes e vereadores
Durante o dia 02 de julho (quarta-feira) vereadores mirins e executivos mirins dos municípios que integram a Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (ACANOR), participaram da Conferência Regional de Vereador Mirim, realizada na cidade de Irati.
O evento é organizado pelo Núcleo para a Democracia da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de SC, e é um complemento ao seminário regional, realizado em São Lourenço do Oeste no dia 1º de abril.
Participaram da Conferência mais de 100 estudantes ocupantes dos cargos de vereador mirim e de executivo mirim de oito municípios da regional, além de coordenadores, presidentes e vereadores das Câmaras Municipais.
O tema abordado na Conferência foi voltado a questões ligadas diretamente as escolas, tendo como palestra principal o Cuidando uns dos outros: como construir uma cultura de paz nas escolas? A partir deste eixo, os participantes desenvolveram, por meio de oficinas, diversas temáticas pertinentes: como identificar e enfrentar bullying e cyberbullying; como estimular a participação estudantil e a resolução de conflitos; como identificar e evitar discriminação e preconceito; e como identificar problemas ligados à saúde mental.
Ao final do dia os grupos socializaram suas temáticas, apontando alguns problemas e possíveis soluções de enfrentamento.
Esta ação da Escola do Legislativo percorrerá todas as regiões do Estado até meados de agosto, e no dia 01 de outubro, todas as Câmaras Mirins deverão se reunir no tradicional Encontro Estadual de Câmaras Mirins, em Florianópolis, para conclusão das formações do ano.
O líder do governo municipal na Câmara, vereador Jader Ioris, destacou que o repasse está em conformidade com a Lei Federal nº 13.019, de 31 de julho de 2014
As indicações aprovadas na sessão da Câmara Mirim serão encaminhadas ao Legislativo Municipal.
O projeto segue agora para sanção do Executivo Municipal.
O projeto prevê o repasse de R$ 12 mil à ACEK, com o objetivo de viabilizar a aquisição de materiais de uso pessoal para os atletas, como quimonos, protetores, luvas, caneleiras e coletes.
Edição está prevista para ocorrer de 5 a 8 de fevereiro de 2026.
Antunes apresentou argumentos contrários ao Projeto de Lei nº 44/2025, de autoria do vereador Mauro Cesar Michelon (MDB), com coautoria dos vereadores Edson Ferrari (MDB) e Cesar Luiz Piran (PL)