Tivi São Lourenço, 08 de maio de 2025
Segurança

Coral-verdadeira é resgatada atrás de máquina de lavar roupas em Florianópolis; FOTO

Animal, que é da espécie de cobra considerada a mais venenosa do país, foi devolvido à natureza.

Por G1/SC

Atualizado em 25/09/2023 | 10:30:00

Uma coral-verdadeira foi resgatada atrás de uma máquina de lavar roupas na manhã deste domingo (24) em Florianópolis. O animal foi devolvido à natureza logo depois.

A identificação da espécie, considerada a mais venenosa do país segundo especialistas, foi informada pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC). A serpente estava saudável e sem ferimentos, segundo os socorristas.

Os moradores encontraram a serpente no início da manhã, por volta das 8h, e acionaram os bombeiros para retirá-la do local. Caso aconteceu em no Centro da Capital.

O caso aconteceu em uma casa na Rua Ângelo La Porta, no Centro.

Onde ligar
Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental da sua cidade (190);

em caso de acidente com serpente, entre em contato com o Samu (192), os Bombeiros (193) ou se dirija ao hospital público mais próximo;
dúvidas ou orientações sobre procedimentos de primeiros socorros podem ser esclarecidas com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), pelo telefone: 0800 643 5252.
O que fazer em caso de picada?
Caso seja picado por uma cobra, não se deve amarrar o local. O torniquete pode aumentar o risco de necrosar o local e resultar até em amputação;

não se deve cortar o local, fazer perfurações ou sucção;
o local da picada deve ser lavado com água e sabão;
a vítima deve ser levada o mais rápido possível ao hospital;
é importante tentar identificar a serpente (pode ser por foto, se possível) pois isso facilitará para escolha do soro antiofídico a ser aplicado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS