Ápice da chuva de meteoros Líridas ocorreu entre terça (22) e quarta (23) e chamou a atenção em municípios como Canoinhas, Monte Castelo e Joinville
Um espetáculo nos céus chamou a atenção dos moradores de algumas cidades de Santa Catarina entre a terça-feira (22) e a quarta (23). Iluminando o céu em municípios como Canoinhas, Monte Castelo e Joinville, a chuva de meteoros Lírida encantou e também causou susto em algumas pessoas.
A chuva Lírida é ocorre quando a Terra passa por uma trilha de detritos deixada pelo cometa Thatcher. As partículas entram na atmosfera terrestre, se aquecem pelo atrito com o ar e produzem os rastros luminosos.
O fenômeno é conhecido pelos astrônomos e ocorre todos os anos, entre os dias 14 e 30 de abril, de acordo com a Agência Brasil. Ele é um dos mais antigos já registrados pela humanidade e pode ser visto a olho nu, em áreas de pouca luminosidade.
Chuva de meteoros deixou clarão no Planalto Norte
Moradores de áreas no interior de Canoinhas e Monte Castelo foram surpreendidos pela potência do fenômeno, que deixou um clarão no céu. Uma câmera de monitoramento de uma madeireira no bairro Campo d’Água Verde, em Canoinhas, mostram a cena impressionante.
De acordo com o astrônomo amador Jocimar Justino, que conversou com o portal JMais, a cena flagrada em Canoinhas e Monte Castelo pode ter sido vista em outros estados, como Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, além de países vizinhos, por conta da grande altitude do fenômeno.
Motorista de Joinville flagrou fenômeno
Em Joinville, um motorista de aplicativo flagrou o momento que um dos detritos da chuva de meteoros cruzou o céu da cidade. Ele estava na rua Concórdia e filmou a cena com uma câmera veicular.
“Estava finalizando uma viagem. Na hora que vi, fiquei impressionado. Logo que passou, finalizei a viagem e fui rever através da câmera”, conta Micael Boaventura.
Com mais casos entre jovens e terapias avançadas, oncologistas apostam em futuro com tratamentos personalizados e controle prolongado da doença.
Taxação de 50% em vendas para os EUA pode reforçar tendência de alta que já existia para carne, dizem analistas.
Método possui taxa de eficácia superior a 99%, semelhante ao procedimento de laqueadura.
O local promete conquistar os clientes com aquele sabor caseiro que faz toda a diferença.
Experiência incluiu pedido de esmola e levou à defesa de ações mais duras contra o tráfico e busca por diálogo com o Estado e a União
Dados divulgados Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias são referentes ao primeiro semestre de 2025. Estado fica atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.