Vale profundo e estreito fica a 23 quilômetros do Centro de Cambará do Sul e possui paredões extensos
O Cânion Fortaleza, local em que Bianca Zanella, de 11 anos, morreu após cair de um penhasco, no dia 10 de julho, fica em Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul. Com um vale profundo e estreito, ele fica na divisa com Santa Catarina e pertence ao Parque Nacional da Serra Geral.
A cerca de 23 km do Centro de Cambará do Sul, o Cânion Fortaleza é considerado um dos mais exuberantes da região. Ele possui 7,5 km de extensão, além de dois mil metros de largura e uma altitude de 1.157 metros acima do nível do mar.
Conforme a Prefeitura de Cambará do Sul, os paredões do cânion lembram muralhas, por isso, a origem do nome Fortaleza. São inúmeras trilhas à disposição dos visitantes. Em algumas, é possível observar praticamente todas as vendas do vale e, até mesmo, em dias claros, o litoral.
De acordo com a administração municipal, as visitas no Cânion Fortaleza são “autoguiadas”, ou seja, há placas de sinalização durante o percurso. O local é aberto, diariamente, das 8h às 17h, de forma gratuita.
Cânion Fortaleza está fechado nesta sexta
O Cânion Fortaleza é uma unidade de conservação do bioma Mata Atlântica, controlada pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), órgão ambiental do governo brasileiro.
A concessionária Urbia Cânions Verdes, responsável pelos serviços de apoio à visitação no Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, manifestou pesar e informou que, em sinal de luto e respeito, o Cânion Fortaleza está fechado nesta sexta-feira (11).
Relembre o caso da menina que caiu em penhasco e morreu
Uma menina, de 11 anos, morreu após cair no Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul (RS), na quinta-feira (10). O Corpo de Bombeiros foi acionado, por volta das 13h, e localizou a vítima com auxílio de um drone, às 17h, a cerca de 70 metros do ponto de queda.
O resgate foi concluído às 23h, mas a menina não apresentava sinais vitais. A Polícia Civil e o IGP (Instituto Geral de Perícias) ficaram responsáveis pelo local. Identificada como Bianca Zanella, a vítima é de Curitiba, no Paraná, e estava com os pais.
Sobre Cambará do Sul
Cambará do Sul é um município com cerca de sete mil habitantes e fica na Região Serrana do Rio Grande do Sul. A cidade é conhecida como “Terra dos Cânions” e tem, como atrativos turísticos, atividades como trilhas, passeios de bicicleta, bote, cavalo, quadriciclo, 4×4 e rapéis nos paredões e cachoeiras.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), fez um vídeo e compartilhou o pesar pela morte de Bianca Zanella. Assista na íntegra:
Dupla cometeu o crime em residência do município, fugiu em seguida e não foi encontrada.
Corpo de homem foi encontrado no banheiro de uma das moradias.
Automóvel e caminhonete colidiram na noite desta quinta-feira.
Com fratura no crânio e perda de massa encefálica, vítima chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu.
Campanha reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acesso ao cuidado em todo o país.
A denúncia foi feita pela própria criança à direção da escola em Xavantina, no Oeste