Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
O objetivo foi conhecer de perto o sistema de estacionamento rotativo implantado naquela cidade, como alternativa para melhorar a circulação de veículos, especialmente nas áreas centrais.
A mobilidade urbana é pauta recorrente na Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste. Reuniões, audiências públicas e diversos debates sobre o tema já foram realizados ao longo dos últimos anos por vereadores e demais autoridades. Nesta semana, mais uma ação foi realizada com foco na busca por soluções práticas e eficazes para o trânsito no município.
Os vereadores Sabino Zilli e o presidente do Legislativo, João Carlos Suldowski, acompanharam o vice-prefeito Adirlei Santian e outros representantes de São Lourenço do Oeste em uma visita técnica ao município de Xaxim, no Oeste de Santa Catarina. O objetivo foi conhecer de perto o sistema de estacionamento rotativo implantado naquela cidade, como alternativa para melhorar a circulação de veículos, especialmente nas áreas centrais.
Durante a visita, os vereadores observaram o funcionamento prático do sistema nas ruas e buscaram informações sobre sua operação técnica: tempo permitido de estacionamento, penalidades em caso de descumprimento das regras, além dos benefícios percebidos pela comunidade local. Segundo o presidente da Câmara, a experiência foi positiva. “Precisamos buscar alternativas para garantir a rotatividade de vagas de estacionamento, contribuindo para a organização do tráfego e reduzindo o tempo que os motoristas levam para encontrar um local para estacionar”, avaliou Suldowski.
Ele ainda destacou o crescimento do município e o aumento expressivo da frota de veículos. De acordo com dados do Departamento de Trânsito de Santa Catarina (Detran), São Lourenço do Oeste já conta com 25.164 veículos registrados, o que acende o alerta para a necessidade de medidas que promovam maior fluidez e organização no trânsito.
Com base nas informações coletadas, os vereadores devem apresentar os dados aos demais parlamentares da Casa, com o intuito de discutir possíveis propostas legislativas que contribuam para melhorar a mobilidade urbana no município, em especial na área central, onde a demanda por vagas de estacionamento é maior.
Decisão aprovada em segundo turno contraria manifestações públicas da população e levanta debate sobre representatividade e responsabilidade no uso de recursos públicos.
Medida atualiza legislação municipal e amplia possibilidades de investimento e expansão econômica no município.
Parlamentar solicita mais tempo para aprofundar a avaliação do projeto antes da deliberação final em plenário.
Projeto altera forma de comprovação, corrige limite mensal do benefício e amplia prazos e transparência na divulgação.
Recursos são provenientes da anulação de dotações da própria Câmara Municipal e serão destinados ao custeio da folha de pagamento da Saúde.
Projeto de emenda à Lei Orgânica foi aprovado em segundo turno, com sete votos favoráveis e dois contrários.