Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Fenômeno provocou ventos acima de 100 km/h e deixou 250 casas afetadas. Ninguém ficou ferido após a queda da estrutura.
Uma microexplosão foi a responsável pela queda do telhado de um posto de combustível em cima de um carro em Gaspar, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, na tarde de quinta-feira (8). A informação foi confirmada pela Defesa Civil estadual após a análise das imagens dos estragos (assista acima). Ninguém se feriu.
Conforme o órgão estadual, o fenômeno provocou ventos acima de 100 km/h na cidade. Os acumulados de precipitação ficaram próximos de 50 milímetros em apenas 20 minutos.
PARA ENTENDER: A microexplosão ocorre quando uma nuvem de tempestade não consegue suportar o volume de água em seu interior. Com isso, toda água cai de uma vez, causando forte corrente de vento da nuvem em direção ao chão, concentrada em uma pequena área.
Tempestades em outros pontos
Além da microexplosão, a Defesa Civil confirmou a ocorrência de diversas outras células de tempestade em diferentes pontos do município. Conforme o município, 250 casas foram afetadas e 12 pessoas ficaram desalojadas.
A tempestade severa que atingiu o município teve origem no norte da cidade vizinha de Blumenau e, ao se deslocar ganhou ainda mais intensidade, o que provocou chuva extremamente intensa, informou o órgão.
Queda de estrutura foi filmada
As imagens mostram o posto em meio à chuva. É possível ver a força do vento, que balança as plantas. O temporal vai ficando mais forte, até que mesas e cadeiras são levadas. Em seguida, o telhado despenca e cai em cima de um carro
O empresário Vilmar Soares era o motorista que teve o carro atingido pela cobertura do posto. Ele disse à NSC TV que parou no local justamente para escapar do temporal. “Quem vai adivinhar que um posto vai cair em cima?”, declarou.
Ele era a única pessoa dentro do automóvel e precisou ficar mais cinco minutos devido ao mau tempo.
“Esses materiais todos começaram a voar, e vendaval, chuva, tudo junto”.
Outras cidades do estado também registraram estragos. Foi registrado granizo em Bom Jardim da Serra, na Serra, Jaraguá do Sul, no Norte, Blumenau, no Vale do Itajaí, e Nova Trento, na Grande Florianópolis.
Em Jaraguá do Sul, também houve o registro de alagamentos, queda de árvore e destelhamentos, segundo a Defesa Civil municipal.
A Defesa Civil alerta para a chance de danos até sábado (10), com a formação de um ciclone extratropical entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul.
Previsão do tempo
Sexta-feira
A sexta-feira (9) deve começar com tempo estável e temperaturas em elevação durante o dia. A partir da tarde, o tempo começa a ficar instável em Santa Catarina.
São esperadas tempestades isoladas entre a tarde e a noite, com risco moderado para alagamentos em todo o estado.
Essas condições são provocadas pela formação de um ciclone extratropical afastado de SC, entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, que atua perturbando a atmosfera e intensificando as chuvas.
Sábado
No sábado (10), o ciclone se desloca em direção ao oceano, mas ainda favorece a ocorrência de chuvas em Santa Catarina. Em todo o estado, há risco para temporais entre a tarde e a noite.
Podem ocorrer temporais com chuva intensa, alagamentos e enxurradas. Além disso, não se descartam ocorrências associadas a ventos fortes e granizo, como destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica.
Recomendações da Defesa Civil
A Defesa Civil divulgou recomendações sobre o que fazer em caso de mau tempo. Os telefones de emergência são 193, para o Corpo de Bombeiros, e 199, para a própria Defesa Civil.
jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos;
não dirija em locais alagados;
em alagamentos, evite contato com a água;
evite caminhar ou andar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo a rodovia;
durante os ventos mais fortes, busque um local abrigado;
o local abrigado deve ser longe de janelas, árvores, placas, postes de energia e objetos que possam ser arremessados.
Homem de 68 anos chegou a receber transfusão de sangue antes de ser transferido de helicóptero para Chapecó.
Acidente ocorreu durante instalação de cabos de fibra óptica.
Vítima estava desaparecida há quatro dias após sofrer acidente no Caixa D’Aço, em Balneário Camboriú.
Animal foi atacado no quintal de casa e corrida para salvar Dominic teve mais de 7 milhões de visualizações. Veneno da cobra-coral é o mais potente do Brasil, segundo especialista.
Acidente aconteceu de noite de ainda deixou motociclista com ferimentos graves. Polícia está investigando o caso e tentando identificar todos os veículos envolvidos. g1 questionou concessionária CCR P
Parte da carga de linguiça foi saqueada por populares antes da chegada da polícia.