Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Agora, o Projeto de Lei nº 90/2025 segue para análise nas comissões permanentes da Câmara. Após essa etapa, poderá ser incluído na pauta para deliberação em plenário.
Deu entrada na Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (1º), o Projeto de Lei nº 90/2025, de autoria do Executivo Municipal, que institui o Plano Municipal de Mobilidade Urbana. A proposta passa a tramitar no Legislativo e será analisada pelos vereadores nos próximos dias.
Conforme mensagem encaminhada junto ao projeto, a iniciativa atende ao disposto na Lei Federal nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012, que estabelece objetivos, princípios e diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. O documento foi elaborado pelo Cincatarina e reúne amplo estudo técnico, desenvolvido em diversas etapas, com participação popular e realização de audiência pública.
Os trabalhos tiveram acompanhamento da Comissão de Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, designada pelo Decreto nº 8.213, de 27 de setembro de 2023, e alterada pelo Decreto nº 8.621/2024. O grupo é composto por representantes do governo municipal e da sociedade civil, incluindo operadores de serviços, além de representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU). Segundo a justificativa, a comissão avaliou e aprovou cada etapa do estudo, bem como a minuta do Projeto de Lei.
A estrutura do plano é formada pelo diagnóstico, caderno de cartogramas do diagnóstico, plano de ações estratégicas e caderno de cartogramas referente às ações propostas.
Agora, o Projeto de Lei nº 90/2025 segue para análise nas comissões permanentes da Câmara. Após essa etapa, poderá ser incluído na pauta para deliberação em plenário.
Iniciativa busca integrar educação, cultura e valorização dos atrativos turísticos do município.
Sessão marcou o início oficial dos trabalhos legislativos do ano, com protocolo de projetos, eleição da Mesa Diretora e definição da próxima pauta.
Além das sessões plenárias, a Secretaria Administrativa da Casa Legislativa mantém atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.
Recentemente, Caleffi oficializou sua pré-candidatura a deputado estadual em evento político realizado em São Lourenço do Oeste, que contou com a presença de Carlos Bolsonaro.
A proposta foi apreciada pelo plenário e aprovada por unanimidade.
O futuro presidente ressaltou a importância do momento e os desafios que estão por vir.