Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
O PPA é um dos principais instrumentos de planejamento do governo municipal, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas para as despesas e outras ações contínuas do Município.
O Plenário da Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste aprovou em segundo e definitivo turno, na sessão ordinária desta segunda-feira (8), o Projeto de Lei nº 53/2025, que dispõe sobre o Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2026-2029. O PPA é um dos principais instrumentos de planejamento do governo municipal, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas para as despesas e outras ações contínuas do Município.
A programação das receitas para os próximos anos é a seguinte:
A proposta, elaborada pelo Poder Executivo e assinada pelo prefeito Agustinho Menegatti, foi enviada à Câmara para análise e votação. O texto busca alocar recursos para programas e ações que correspondam às expectativas e aspirações da população, considerando a legislação em vigor. O planejamento orçamentário para o período de 2026 a 2029 abrange todas as áreas importantes para o desenvolvimento do município, priorizando as ações emergenciais e essenciais para o bem-estar dos cidadãos. A definição da alocação de recursos e das ações a serem implementadas contou com a participação da sociedade organizada, das secretarias, diretorias da Administração Municipal e suas autarquias.
Na discussão do Plenário, o vereador Jader Ioris, presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Contas, destacou que o projeto foi protocolado na Câmara em 30 de julho e encaminhado à sua comissão em 4 de agosto, aguardando emendas até o dia 19 de agosto, mas não houve nenhum pedido.
Ioris ressaltou que a projeção totaliza R$ 751.250.000,00 para o quadriênio, com um incremento anual de cerca de 5%. Esse aumento, segundo ele, é uma decorrência do movimento econômico dos anos de 2022, 2023 e 2024.
A aprovação em segundo turno encaminha o projeto para sanção do prefeito, a fim de que se torne a Lei que irá reger as ações orçamentárias do município.
O presidente da audiência, vereador Altair Borges, destacou a importância da participação popular e o caráter técnico e democrático do debate.
Diretório estadual do União Brasil (UNIÃO) terá que devolver recursos do Fundo Partidário
A entidade, segundo ele, tem desempenhado papel estratégico na organização e representação do setor agropecuário local.
O Espaço Literário integra o Projeto Leitura em Movimento, que leva as crianças ao local por meio de um trenzinho, em uma atividade lúdica e educativa.
O vereador ressaltou que as fortes chuvas têm provocado desgaste nas estruturas viárias do interior, afetando especialmente as cabeceiras das pontes.
De acordo com o presidente da comissão, vereador Jader Ioris, os trabalhos vêm sendo conduzidos em ritmo acelerado, considerando a relevância do tema para a mobilidade urbana e o comércio local.