Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Criado em 2022, o Clube de Ciências tem como objetivo incentivar alunos com potencial a aprofundarem seus estudos no contraturno escolar, desenvolvendo projetos de pesquisa e inovação.
Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na área da educação e da iniciação científica, a Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste aprovou por unanimidade, durante sessão ordinária, uma Moção de Aplausos de autoria dos vereadores Edson Ferrari e Mauro César Michelon (MDB). A homenagem é destinada ao projeto Clube de Ciências, representado pelo professor Gabriel Martinelli e estendida a todos os participantes.
Criado em 2022 na Escola Básica Municipal São Lourenço, o Clube de Ciências tem como objetivo incentivar alunos com potencial a aprofundarem seus estudos no contraturno escolar, desenvolvendo projetos de pesquisa e inovação. Em 2025, a iniciativa já alcança quatro escolas do município — EBM Irmã Cecília, EBM Santa Inês, EBM São Lourenço e EEB Sóror Angélica — atendendo cerca de 100 estudantes e coordenando mais de 15 projetos.
Segundo o vereador Ferrari, o Clube de Ciências consolidou-se como referência nacional em iniciação científica na educação básica. “Esse já é o terceiro ano consecutivo em que o projeto participa da FEBIC, a Feira Brasileira de Iniciação Científica, conquistando importantes resultados. Foram quatro prêmios em 2024 e seis em 2025. Dessa forma, externamos nossos aplausos a todos que têm se dedicado a este relevante programa, unindo educação, ciência, tecnologia e desenvolvimento, e levando o nome de São Lourenço do Oeste para todo o país”, destacou.
Premiações do Clube de Ciências em 2025
• Prêmio Pequeno Cientista: “Mapeamento e Proposta Sustentável no Ambiente Escolar com Práticas Bilíngues (Português/Inglês)” – credenciado para a Feira FECET, em Cascavel.
• Engenharias – 2º lugar: “Aromas da Natureza: Velas Aromáticas Sustentáveis – Fase 2” (EBM Irmã Cecília), credencial para a Feira FECEAP, em Macapá/AP.
• Engenharias – 3º lugar: “Validação Científica de Copos Térmicos Sustentáveis: Metodologia de Testes e Critérios de Desempenho” (EBM Irmã Cecília), credencial para o MCTIA, em Ananindeua/PA.
• Saúde (Ensino Médio) – 3º lugar: “Teoria do Caos no Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama”, credencial para a FECEAP, em Macapá/AP.
• Pós-graduação: “Construções Virtuais como Estratégia Didática: Efeitos do Minecraft na Compreensão de Relações Proporcionais e Escalas no Ensino Fundamental” (professor Gabriel Martinelli), credencial para a FECIRR, em Boa Vista/RR.
• Destaque e Promoção do Bem-Estar Animal: “Cacto em Foco: Produção de Couro Ecológico – Fase 2” (EBM Irmã Cecília).
Integrantes do Clube de Ciências
Professores: Gabriel Martinelli, Denise Tarso, Tiago Carneiro de Almeida, Luciani Capelin, Jhullian Diniz Fiorini, Sirlei Tomazi Cattani, Pâmela Bonkevitch, Dirceu Antônio Neves da Silva, Maria Helena Suldowski Dario e Caroline Zanotto.
Alunos: Luiza Teixeira, Julia Teixeira, Hariane Vitória de Oliveira, Kauana Viadeski, Enzo Vitor Lagni Szady, Anelise Kotz Peron, Luiz Henrique Crestani, Isabelly Heloisa Casasolla, Gabriele Guarda, Michelli de Almeida Dreher, Carol Cristal Ariatti, Keuvin Vareli, Guilherme Inácio Prange Hartmann, Aline de Conto Cruzetta, Sabrina Gonsalves de Oliveira, Henrique Suldowski e Emanuelli Freitas.
Parlamentar solicita mais tempo para aprofundar a avaliação do projeto antes da deliberação final em plenário.
Projeto altera forma de comprovação, corrige limite mensal do benefício e amplia prazos e transparência na divulgação.
Recursos são provenientes da anulação de dotações da própria Câmara Municipal e serão destinados ao custeio da folha de pagamento da Saúde.
Projeto de emenda à Lei Orgânica foi aprovado em segundo turno, com sete votos favoráveis e dois contrários.
Durante a sessão, Alex Tardetti destacou obras, organização da rede, processo seletivo para professores e orientações sobre matrículas on-line para 2026.
Município foi contemplado com kit completo anunciado pelo Governo do Estado, reforçando a estrutura de resposta a emergências na região.