Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Desde sua implantação, mais de 900 animais já foram castrados no município.
A Secretaria de Agricultura de São Lourenço do Oeste inicia nesta segunda-feira (14) o cadastramento para o Programa Permanente de Educação em Saúde e Controle Reprodutivo de Cães e Gatos.
O programa, implantado em 2018, começou com a realização de 18 castrações e tem avançado a cada ano. Em 2025, estão previstas cerca de 250 cirurgias.
Destinado prioritariamente a famílias de baixa renda, o programa também atende animais de rua, protetores independentes e organizações não governamentais (ONGs) de proteção animal. Para participar, os interessados devem realizar a inscrição na Secretaria de Agricultura, apresentando comprovantes de renda e endereço. A prioridade será dada às famílias em situação de vulnerabilidade econômica.
De acordo com o coordenador do programa, veterinário João Marcelo Inocente da Silva, a castração é essencial para o controle populacional de cães e gatos, além de prevenir a disseminação de zoonoses, doenças que podem ser transmitidas dos animais para os seres humanos.
As castrações começam no dia 4 de agosto e seguem até o final do ano. Os selecionados receberão uma autorização para realização do procedimento, que será encaminhado a uma das clínicas veterinárias credenciadas no município.
Entre os principais objetivos do programa estão promover o convívio harmonioso entre pessoas e animais, incentivar a educação em saúde e bem-estar animal, conscientizar sobre a guarda responsável e limitar o crescimento populacional dos pets para evitar o aumento de casos de abandono, contribuindo assim para a saúde pública.
Desde sua implantação, mais de 900 animais já foram castrados em São Lourenço do Oeste.
O asfaltamento, que abrange mais um quilômetro da estrada, representa um investimento de R$ 794.496,81, com recursos viabilizados pelo senador Esperidião Amin.
O vereador Julcemir Bombassaro também esteve presente na entrega e expressou seu agradecimento ao deputado Julio Garcia.
Com o asfaltamento, a Rua José Ebling transforma-se em um importante corredor de mobilidade, não só para os moradores do Loteamento Daniel, mas também para toda a região.
O evento será realizado no dia 16 de novembro, na sede da comunidade de Lageado Antunes, e contará com um almoço típico alemão, além de uma animada matinê comandada pela Banda Knecus.
A comitiva também aproveitou a oportunidade para manter contatos institucionais com deputados estaduais e federais, apresentando o potencial dos eventos locais
Os recursos são do Governo do Estado de Santa Catarina, viabilizados pelo senador Esperidião Amin.