Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Desde sua implantação, mais de 900 animais já foram castrados no município.
A Secretaria de Agricultura de São Lourenço do Oeste inicia nesta segunda-feira (14) o cadastramento para o Programa Permanente de Educação em Saúde e Controle Reprodutivo de Cães e Gatos.
O programa, implantado em 2018, começou com a realização de 18 castrações e tem avançado a cada ano. Em 2025, estão previstas cerca de 250 cirurgias.
Destinado prioritariamente a famílias de baixa renda, o programa também atende animais de rua, protetores independentes e organizações não governamentais (ONGs) de proteção animal. Para participar, os interessados devem realizar a inscrição na Secretaria de Agricultura, apresentando comprovantes de renda e endereço. A prioridade será dada às famílias em situação de vulnerabilidade econômica.
De acordo com o coordenador do programa, veterinário João Marcelo Inocente da Silva, a castração é essencial para o controle populacional de cães e gatos, além de prevenir a disseminação de zoonoses, doenças que podem ser transmitidas dos animais para os seres humanos.
As castrações começam no dia 4 de agosto e seguem até o final do ano. Os selecionados receberão uma autorização para realização do procedimento, que será encaminhado a uma das clínicas veterinárias credenciadas no município.
Entre os principais objetivos do programa estão promover o convívio harmonioso entre pessoas e animais, incentivar a educação em saúde e bem-estar animal, conscientizar sobre a guarda responsável e limitar o crescimento populacional dos pets para evitar o aumento de casos de abandono, contribuindo assim para a saúde pública.
Desde sua implantação, mais de 900 animais já foram castrados em São Lourenço do Oeste.
O plano está estruturado em cinco pilares de crescimento: Expansão Industrial, Capital Humano, Infraestrutura, Sustentabilidade e Governança Ágil.
A ação faz parte de uma série de medidas previstas nas Diretrizes Estaduais de Vigilância Epidemiológica, que orientam o enfrentamento das arboviroses.
O novo piso será implantado em sistema flexível flutuante, composto por diversas camadas.
O secretário municipal de Educação, Alex Cleidir Tardetti, deu as boas-vindas aos novos servidores e enfatizou a importância do momento para o futuro da rede municipal.
O prefeito Agustinho Assis Menegatti retorna às atividades no dia 20 de janeiro, quando reassume oficialmente o comando da Prefeitura.
A liberação do projeto destrava a finalização da obra no lado paranaense e representa um avanço estratégico para São Lourenço do Oeste.