Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Fármaco pode reduzir crises em pacientes que não respondem aos tratamentos atuais.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o medicamento Xcopri (cenobamato), da empresa Momenta Farmacêutica Ltda, indicado para tratar crises focais em adultos com epilepsia que ainda têm crises mesmo após usar pelo menos dois tratamentos diferentes. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira, dia 9.
A epilepsia é uma doença que causa crises repetidas, por causa de alterações na atividade elétrica do cérebro. A doença pode aumentar o risco de acidentes e morte súbita, trazer problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão e causar dificuldades no trabalho e na vida social.
Cerca de 30% dos pacientes não respondem bem aos tratamentos disponíveis e continuam tendo crises.
Princípio ativo
Os estudos mostraram que o cenobamato reduziu as crises de forma importante, sendo que 40% dos pacientes que tomaram 100 mg por dia tiveram diminuição de pelo menos 50% das crises.
Outros 64% dos que tomaram 400 mg por dia tiveram a mesma melhora. No grupo que tomou placebo, a melhora foi de 26%.
O medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome do QT curto familiar, uma alteração genética rara que pode causar arritmias.
Disponibilidade
Mesmo com o registro aprovado, Xcopri só poderá ser vendido após a definição do preço máximo pela CMED. A oferta no SUS depende de avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e decisão do Ministério da Saúde.
Jovem de 16 anos conduzia a motocicleta, que ficou destruída e pegou fogo após o impacto em Campos Novos.
Menino de 6 anos sofreu um ferimento na cabeça; acidente ocorreu próximo ao trevo da BRF, em Faxinal dos Guedes.
Colisão frontal entre os veículos ocorreu na tarde deste sábado, na BR-153.
Homem foi localizado horas após os dois homicídios registrados em sequência no município de Tubarão.
Caminhonete teria invadido a pista contrária e provocado o acidente com um Jeep Compass.
Passageira de 23 anos precisou ser transferida para hospital de Xanxerê devido à gravidade dos ferimentos.