Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Com base nesse cenário, as projeções para os próximos anos são otimistas.
O município de São Lourenço do Oeste deu um salto expressivo em sua participação econômica no cenário estadual. De acordo com a Portaria nº 132/2025, publicada pela Secretaria de Estado da Fazenda em 2 de junho, a cidade passou a ocupar a 37ª posição entre as maiores economias de Santa Catarina, com um crescimento de 5,7% em seu Índice de Participação dos Municípios (IPM) no ICMS.
O índice provisório subiu de 0,4444715 para 0,4936015, impulsionado por um Valor Adicionado de R$ 2.263.999.432,17 um dos principais indicadores utilizados no cálculo do retorno do ICMS aos municípios.
Esse avanço coloca São Lourenço do Oeste à frente de cidades maiores e mais consolidadas economicamente, como São Miguel do Oeste, Xaxim, Canoinhas, Curitibanos, Maravilha e Itapoá (Cidade Portuária) refletindo um desempenho robusto da economia local.
Apesar de ser considerado um município de pequeno porte, São Lourenço do Oeste vem se consolidando como uma grande força econômica no Oeste catarinense. O crescimento contínuo do Valor Adicionado indica uma economia diversificada e em expansão, resultado da articulação entre setor produtivo, gestão pública eficiente e investimentos em infraestrutura e inovação.
Os dados divulgados referem-se à movimentação econômica registrada em 2024 e servirão de base para o repasse do ICMS em 2026. A tendência de alta, caso mantida, pode elevar ainda mais a posição do município no ranking estadual nos próximos anos.
O desempenho positivo reforça a vocação econômica de São Lourenço do Oeste e serve como termômetro para políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional. “Esse crescimento é reflexo do trabalho conjunto entre o poder público, a iniciativa privada e a comunidade, e mostra que estamos no caminho certo”, afirmou o Prefeito Agustinho Assis Menegatti que comemorou o resultado positivo desses índices.
Com base nesse cenário, as projeções para os próximos anos são otimistas. A expectativa é de que, com o fortalecimento dos setores industrial, comercial e de serviços, o município continue ampliando sua participação na arrecadação estadual e se consolidando como polo estratégico do interior catarinense.
Os recursos são do Governo do Estado de Santa Catarina, viabilizados pelo senador Esperidião Amin.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Nereu Ramos, nº 703, Centro, ou pelo telefone (49) 3344-8460.
Segundo Lorita Reiter, presidente do Instituto Cultural, o formato da grande final foi pensado para valorizar todas as escolas, professores e alunos envolvidos.
Os serviços serão retomados normalmente na segunda-feira, dia 13 de outubro, em seu horário habitual.
Ao assumir o cargo pela primeira vez, João Suldowski ressaltou o simbolismo do momento e reafirmou seu compromisso com a continuidade da gestão.
O investimento total é de R$ 111.300,00, oriundos de uma Emenda Parlamentar do deputado estadual Mauro de Nadal.