Entre os convidados, destacou-se a presença do delegado da DPCAMI (Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso), Dr. Ricardo Melo
Em alusão ao Dia de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, a Secretaria Municipal de Assistência Social de São Lourenço do Oeste promoveu na tarde de quarta-feira (25) uma roda de conversa voltada para profissionais da rede socioassistencial e participantes das oficinas do programa Viver Bem.
Organizado pela Diretoria de Proteção ao Idoso em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o encontro teve como foco a orientação e informação sobre os tipos de violência sofridos pela população idosa e os canais disponíveis para denúncia e acolhimento.
Entre os convidados, destacou-se a presença do delegado da DPCAMI (Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso), Dr. Ricardo Melo, que apresentou o trabalho desenvolvido pela instituição, detalhou os tipos mais comuns de agressões contra idosos e reforçou a importância de procurar apoio diante de qualquer violação de direitos.
“O enfrentamento à violência contra a pessoa idosa começa com informação. É preciso saber identificar os sinais, denunciar e, acima de tudo, romper com o silêncio que muitas vezes encobre essas agressões, principalmente quando ocorrem dentro da própria família”, alertou o delegado.
Durante o evento, o secretário de Assistência Social, Jair dos Santos, também falou sobre as ações da pasta em defesa da terceira idade. “Temos uma diretoria exclusivamente voltada ao cuidado com os nossos idosos, além de programas como o Viver Bem, que promovem saúde, integração social e qualidade de vida. Nosso compromisso é garantir dignidade em todas as fases da vida”, afirmou.
A violência contra a pessoa idosa é uma realidade muitas vezes invisibilizada, sobretudo por acontecer, em grande parte, no ambiente doméstico. Combater esse tipo de violência exige mais do que legislação: é necessário fortalecer a empatia, o respeito e o compromisso coletivo com a construção de uma sociedade mais justa para todas as gerações.
A área será loteada e integrada ao programa municipal de incentivo à instalação de indústrias, que visa atrair novos empreendimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade.
O presidente do Comitê, Joel Garcias, recepcionou o parlamentar do deputado estadual Jair Miotto e agradeceu o apoio destinado ao esporte local.
Nesta etapa, os serviços estão concentrados na Rua Coronel Bertaso, uma das principais vias do centro urbano, que está recebendo nova pintura em toda sua extensão.
Até o momento, mais de 400 participantes já estão confirmados, vindos de diversas cidades da região.
Com os bons resultados, São Lourenço do Oeste segue firme na busca por mais conquistas nos Jogos Abertos.
A população ainda pode contribuir com sugestões e questionamentos até o dia 14 de agosto de 2025.