Os restos mortais serão removidos no dia 24 de setembro de 2025, a partir das 8h.
A Prefeitura de São Lourenço do Oeste, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, publicou edital notificando a exumação de 32 corpos sepultados em jazigos temporários no Cemitério Municipal Jardim da Saudade.
A medida se deve à falta de espaço no local, que atualmente conta com apenas 11 gavetas disponíveis. Segundo a prefeitura, a exumação é necessária para liberar os jazigos temporários, que têm função social e são de propriedade do município.
De acordo com a legislação, a exumação é permitida após cinco anos do sepultamento, período suficiente para a decomposição natural dos corpos.
Os restos mortais serão removidos no dia 24 de setembro de 2025, a partir das 8h. Os familiares estão sendo convocados a acompanhar o procedimento, que inclui a verificação do processo de mineralização dos ossos.
A prefeitura solicita que os responsáveis entrem em contato dentro de 30 dias após a publicação do edital, manifestando por escrito se concordam com a transferência das ossadas para o Ossuário Municipal, localizado nas gavetas coletivas do Talhão Jasmim 102, 103 e 104. Caso não haja resposta nesse prazo, os restos mortais serão transferidos automaticamente para o ossuário.
Maiores informações poderão ser obtidas no telefone (49) 3344-8519 com Silvana.
O edital completo e a lista com os nomes dos falecidos estão disponíveis para consulta no site oficial da prefeitura no seguinte link https://diariomunicipal.sc.gov.br/atos/7412764.
A entrada continua gratuita em todas as noites. Porém, a Comissão Organizadora solicita, de forma voluntária, a doação de 1 kg de alimento não perecível.
A inauguração da praça faz parte da programação especial em comemoração aos 67 anos de emancipação político-administrativa de São Lourenço do Oeste.
A cerimônia foi realizada na sede do Clube Recreativo Araucária, em um ambiente especialmente preparado para marcar a data com emoção e solenidade.
A programação iniciou com uma missa celebrada no dialeto alemão, seguida pela recepção dos convidados no pavilhão da comunidade ao som de músicas típicas.
De acordo com o edital, não será permitida a participação de redes ou grupos de organizações. Apenas entidades com sede no município de São Lourenço do Oeste poderão se candidatar.
A campanha foi elogiada por sua abordagem sensível, mobilização social e por tratar de um tema muitas vezes cercado por receio e silêncio.