Tivi São Lourenço, 27 de abril de 2024
Segurança

Polícia Federal faz operação em cidades do Oeste de SC e apreende R$ 50 mil

Na manhã desta terça-feira (26), a Polícia Federal deflagrou uma operação de combate ao contrabando de cigarros e lavagem de dinheiro

Por ND Mais

Atualizado em 26/03/2024 | 10:42:00

Uma operação da PF (Polícia Federal), deflagrada nesta terça-feira (26), apura crimes de contrabando de cigarros e lavagem de dinheiro. A ação cumpriu nove mandados de busca e apreensão em Joaçaba, Ouro, Capinzal e Zortéa, em Santa Catarina, e no município de Maximiliano de Almeida, no Rio Grande do Sul.

A Operação Cigarro de Palha visa combater o comércio de cigarros de procedência estrangeira, introduzidos clandestinamente no território nacional, e os crimes de peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

A investigação foi iniciada em setembro de 2021, a partir do desvio de 308.500 maços de cigarros do Depósito de Mercadorias da Receita Federal em Joaçaba/SC.

Durante as investigações foram obtidas judicialmente as quebras de sigilo bancário e fiscal dos investigados, bem como autorização judicial de acesso aos seus dados telefônicos.

Os envolvidos responderão pelos crimes associação criminosa, peculato, contrabando e lavagem de dinheiro, cujas penas máximas previstas podem chegar a 12 anos de reclusão.

Até as 9h desta terça, a Polícia Federal apreendeu R$ 50 mil em dinheiro, 193 pacotes de cigarro contrabandeado, celulares, documentos e mídias de armazenamento.

NOTÍCIAS RELACIONADAS