Alguns animais se reproduzem sem acasalar, em um processo chamado partenogênese
Você sabia que existem animais que se reproduzem sem acasalar? O fenômeno de nascimento virgem é chamado de partenogênese, quando fêmeas geram filhotes sem a necessidade de um macho.
Desta forma, as fêmeas ficam grávidas sem a necessidade de um macho fecundar o embrião. Os filhotes do parto virgem possuem 100% DNA da mãe, sendo verdadeiros clones.
5 animais que se reproduzem sem acasalar
Bicho-pau
No mundo animal, existem algumas espécies que se reproduzem sem acasalar. Semelhantes a grilos, louva-a-deus e gafanhotos, o bicho-pau faz parte da lista.
Os insetos-pau podem ser considerados os mais longos do mundo. Herbívoros, se alimentam de folhas e vivem na floresta.
Tardígrados
Tardígrados, também conhecidos como ursos-d’água, são organismos microscópicos que se reproduzem de duas formas, sendo sexualmente e assexuadamente – quando apenas um indivíduo está envolvido -.
Alternar entre as duas formas reprodutivas permite que os animais da espécie sobrevivam a condições climáticas adversas ou extremas.
Cobra-cega
Existem 200 espécies de cobras-cegas. A partenogênese permite que esses animais se multipliquem amplamente.
A cobra-cega se alimenta de insetos, larvas, besouros e minhoca. O nome faz menção a sua visão, que tem os olhos atrofiados. Assim, a cobra localiza as presas pelo olfato ou vibrações.
Crocodilos
Os embriões de crocodilos se desenvolvem a partir de ovos não fertilizados sem o macho. Em 2023, por exemplo, uma fêmea de crocodilo foi a primeira da espécie a engravidar sozinha.
O caso inédito aconteceu em um zoológico da Costa Rica em 2018, mas a história só divulgada agora em 2023 pela comunidade científica. Apesar do ovo ter sido posto pela crocodilo fêmea, o feto não sobreviveu, mesmo que estivesse totalmente formado.
Estrela-do-mar
As estrelas-do-mar podem se reproduzir pelo fissão do disco central. O disco central se quebra em dois, fazendo com que o braço se desprenda para dar à luz um novo organismo.
"Sou muito grato por tudo que aconteceu e pela linda menina que nasceu", diz o jovem.
Catarinense que perdeu a memória nos EUA se reapaixonou pela esposa: ‘História de filme’
Mulher de 42 anos relatou à família que era refém de um casal e só seria liberada mediante pagamento de R$ 2,5 mil.
Pedidos e informações pelo WhatsApp: (49) 99121-9781
Fuga da prisão, em junho de 1962, está entre as mais espetaculares da história americana, e fugitivos nunca foram encontrados. Trump tem planos de reabrir Alcatraz como prisão.
Com a manutenção elétrica na ETA na terça-feira (12), o abastecimento será paralisado entre 8h e 14h para toda a cidade de São Lourenço do Oeste e para o município vizinho de Novo Horizonte.