Vítima de 66 anos teria ficado prensada entre duas árvores, segundo bombeiros.
Um idoso de 66 anos morreu nesta terça-feira, dia 29, após ser atingido por um eucalipto durante corte de árvores em uma área de reflorestamento no município de Imbuia, no Vale do Itajaí.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o homem ficou prensado entre duas árvores e já estava sem vida quando a guarnição chegou no local. A dinâmica do acidente não foi confirmada, mas populares informaram que o idoso teria ido ao local para cortar as árvores com uma motosserra.
Outra hipótese considerada pelos bombeiros é de que o acidente possa ter ocorrido pela combinação do corte e a intensidade do vento, que mobilizou equipes em outros cinco municípios da região.
Entre os atendimentos registrados, destacam-se o corte de eucalipto que caiu sobre uma residência, sem vítimas, em Itapema, no Litoral; a queda de duas árvores sobre residências; também sem feridos, em Blumenau; a queda de uma árvore de grande porte sobre telhado e um galpão em Brusque; a retirada de uma árvore que obstruía o tráfego na BR-282 em Bom Retiro, na Serra e a queda de um coqueiro sobre garagem em Rio do Sul.
As ocorrências, conforme o Corpo de Bombeiros, foram provocadas por um vendaval causado pela atuação de um ciclone próximo à costa catarinense, conforme alerta da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. As rajadas de vento chegaram a superar os 80km/h, especialmente entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.
Orientações
Durante episódios de vendaval, o Corpo de Bombeiros orienta a população a evitar atividades de risco, como cortar árvores, realizar manutenção em telhados ou praticar atividades ao ar livre. É essencial buscar abrigo em local seguro e aguardar o fim da instabilidade.
Também é fundamental que o corte de árvores, especialmente em áreas urbanas ou de risco, seja realizado apenas por profissionais habilitados, com uso de equipamentos adequados e obedecendo as normas de segurança.
Aracnólogo do Instituto Butantan explica crença popular que associa caranguejeiras à doença viral.
Vítima menor de idade e sem habilitação, conduzia motocicleta Honda CG.
Homem de 26 anos foi encontrado ao lado do corpo, ferido por arma de fogo, e morreu no hospital.
Vítima conduzia uma Honda Biz e não resistiu aos ferimentos.
Colisão ocorreu na tarde desta quarta-feira, próximo a uma empresa nas margens da BR-282.
Homem de 56 anos se envolveu em acidente na madrugada desta quarta-feira, em Abelardo Luz.