Tivi São Lourenço, 31 de julho de 2025
Segurança

Idoso morre ao ser atingido por eucalipto durante corte de árvores em SC

Vítima de 66 anos teria ficado prensada entre duas árvores, segundo bombeiros.

Por Oeste Mais

Atualizado em 30/07/2025 | 10:39:00

Um idoso de 66 anos morreu nesta terça-feira, dia 29, após ser atingido por um eucalipto durante corte de árvores em uma área de reflorestamento no município de Imbuia, no Vale do Itajaí.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o homem ficou prensado entre duas árvores e já estava sem vida quando a guarnição chegou no local. A dinâmica do acidente não foi confirmada, mas populares informaram que o idoso teria ido ao local para cortar as árvores com uma motosserra.

Outra hipótese considerada pelos bombeiros é de que o acidente possa ter ocorrido pela combinação do corte e a intensidade do vento, que mobilizou equipes em outros cinco municípios da região.

Entre os atendimentos registrados, destacam-se o corte de eucalipto que caiu sobre uma residência, sem vítimas, em Itapema, no Litoral; a queda de duas árvores sobre residências; também sem feridos, em Blumenau; a queda de uma árvore de grande porte sobre telhado e um galpão em Brusque; a retirada de uma árvore que obstruía o tráfego na BR-282 em Bom Retiro, na Serra e a queda de um coqueiro sobre garagem em Rio do Sul.

As ocorrências, conforme o Corpo de Bombeiros, foram provocadas por um vendaval causado pela atuação de um ciclone próximo à costa catarinense, conforme alerta da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. As rajadas de vento chegaram a superar os 80km/h, especialmente entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.

Orientações

Durante episódios de vendaval, o Corpo de Bombeiros orienta a população a evitar atividades de risco, como cortar árvores, realizar manutenção em telhados ou praticar atividades ao ar livre. É essencial buscar abrigo em local seguro e aguardar o fim da instabilidade.

Também é fundamental que o corte de árvores, especialmente em áreas urbanas ou de risco, seja realizado apenas por profissionais habilitados, com uso de equipamentos adequados e obedecendo as normas de segurança.

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS