Publicações da série "Amostradinhos do mês", que exibiam pessoas flagradas por câmeras de segurança, foram removidas após orientação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados
A rede de lojas Havan, do empresário Luciano Hang, retirou do ar vídeos publicados no Instagram que mostravam pessoas supostamente cometendo furtos em suas unidades. A medida foi tomada após uma notificação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), enviada no final de junho.
Segundo a ANPD, trata-se de um processo de fiscalização, e não de punição. O objetivo é orientar a empresa a se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A rede de lojas atendeu às exigências, apresentou defesa e agora aguarda análise técnica da ANPD, que encaminhará o caso ao Conselho Diretor.
A ação foi motivada por uma denúncia feita em maio pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que apontou possível violação ao direito à proteção de dados pessoais. A Havan também foi orientada a atualizar sua política de privacidade, incluindo os dados de contato do responsável pelo tratamento das informações.
Com sede em Brusque (SC), a Havan possui atualmente 190 lojas espalhadas pelo Brasil.
Exposição polêmica
Desde 2024, a Havan vinha publicando nas redes sociais vídeos da série "Amostradinhos do mês", nos quais mostrava o rosto das pessoas supostamente flagradas cometendo pequenos furtos, além de mencionar a cidade onde o caso ocorreu.
Os vídeos geraram grande repercussão online, com opiniões divididas entre apoio e críticas à iniciativa. Em alguns deles, a empresa ressaltava que, além de conduzidos à delegacia, os envolvidos "ficavam famosos" nas redes sociais.
A empresa justificava as publicações afirmando que “não podia aceitar o errado como verdadeiro” e que combater pequenos delitos ajudaria a evitar crimes maiores.
Rapper se entregou na noite de terça. A Delegacia de Repressão a Entorpecentes indiciou o artista por sete crimes diferentes. A Justiça determinou a prisão de Oruam após pedidos da Polícia Civil e do
Astro do rock sofria com consequências do Parkinson e estava com a mobilidade reduzida.
Desigualdade socioeconômica em conjunto com fatores biológicos impactam diretamente no desenvolvimento do feto.
O prêmio saiu para uma aposta simples, após o sorteio feito pela Caixa Econômica Federal na noite de sábado (19).
Início das vendas de bilhetes para ambas as rotas está previsto para o fim de julho. Os voos em Chapecó começarão em 2 de outubro e em Correia Pinto, em 27 de novembro.
Fornecimento ficou comprometido após falta de energia na estação de tratamento; CASAN pede uso consciente até a completa regularização