DESTAQUE
Show de Renato Albani em São Lourenço do Oeste entra na reta final de vendas; sessão principal está esgotada
Restam apenas ingressos disponíveis para a sessão extra, marcada para as 22h00.
Restam apenas ingressos disponíveis para a sessão extra, marcada para as 22h00.
Pedras do tamanho de um ovo provocaram danos em municípios da região
Ventos fortes, raios, queda de granizo e muita chuva ocorreram entre a noite de sexta-feira e madrugada deste sábado, dia 12, no Oeste catarinense. O mau tempo afetou vários municípios da região. Os levantamentos ainda são feitos pela Defesa Civil.
Em Guatambu caíram pedras de até 8 centímetros de diâmetro. Também houve o registro de granizo nos municípios de Seara e Arvoredo. São Lourenço do Oeste, Itapiranga e Campo Erê estão entre as cidades que tiveram ocorrências relacionadas ao vento. As rajadas provocaram quedas de árvores e destelhamentos. Bombeiros da região distribuíram ao menos 2,4 mil metros quadrados de lonas.
Comunidades do interior dos municípios de São Bernardino, Galvão e Chapecó também registraram danos. Ainda houve registro de granizo e ventos fortes em Caxambu do Sul, Paial, Pinhalzinho, Xaxim e Coronel Freitas.
"Células convectivas explosivas vem provocando tempestades severas com granizo de tamanho médio a grande (granizo saraiva), devido um intenso sistema de convecção profunda aliada a organização de uma frente fria. O ar quente e úmido oriundo da Floresta Amazônica potencializa as tempestades", escreveu o meteorologista Piter Scheuer nas redes sociais.
Também faltou energia elétrica em Abelardo Luz, Coronel Martins, Jupiá e São Lourenço do Oeste. A Coordenadoria Regional da Defesa Civil de Xanxerê realiza os levantamentos dos prejuízos. A última atualização foi divulgada às 10 horas deste sábado.
Danos
■ São Lourenço do Oeste - Registro de granizo na linha Presidente Juscelino, com danos em cerca de 30 residências. Defesa Civil atendendo com distribuição de lona aos afetados.
■ São Bernardino - Granizo nas linhas São José, Santa Maria, São João do Pesqueiro, Erveira, Centro e Bairro Schaid, com danos em cerca de 20 residências. Defesa Civil atendendo com a distribuição de lona.
■ Galvão - Granizo nos bairros Centro, Esperança e Chicuta, Cohab e interior na linha Saudadinha, Baliza, Santa Terezinha, São Miguel com danos em cerca de 50 residências e em atendimento. Defesa Civil atendendo com a distribuição de lona.
■ Xaxim - Granizo nas linhas Santa Terezinha, com danos em cerca de 5 residências. Lonas foram distribuídas aos afetados.
■ Coronel Martins - Granizo pontual na cidade, com danos em 2 residência, sendo uma pelo granizo e outra pelo vento. Efetuada distribuição de lona.
■ São Domingos - Granizo pontual no interior, na linha Manfroi, com danos em 1 residência. Também houve distribuição de lona.
■ Jupiá - Granizo pontual na cidade, no Centro e no interior, na linha Pinheiro, com danos em cerca de 4 residências e 4 estabelecimentos agrícolas. Houve distribuição de lona aos afetados e os danos no município seguem em levantamento.
■ Novo Horizonte - Granizo no Centro e bairro Botega, e no interior na linha Duque de Caxias, com danos em cerca de 10 residências. Distribuição de lona aos afetados.
■ Os municípios de Xanxerê, Entre Rios, Marema, Ouro Verde, Bom Jesus, Abelardo Luz, Lajeado Grande, Ipuaçu, Passos Maia, Ponte Serrada, Vargeão e Faxinal dos Guedes não tiveram registro de alterações até o momento.
Também é investigado se menino sofreu violência sexual. Caso aconteceu em Balneário Piçarras.
Enquanto a ocorrência era atendida, sobreveio a informação de que “duas vítimas deram entradas no hospital, uma com disparo de arma de fogo e outro com lesões cortocontusas na região da cabeça“.
Vítimas ocupavam a moto, que se chocou frontalmente com o coletivo na BR-470.
Todas as vítimas ocupavam o veículo de passeio e morreram na hora, segundo PRF. Motorista do caminhão não ficou ferido. Trânsito na rodovia foi liberado por volta das 10h.
Carros bateram de frente na SC-110 durante a madrugada de sábado.
Homem de 29 anos despencou com automóvel de ponte e carro ficou totalmente submerso.