Tivi São Lourenço, 28 de abril de 2024
Social

Direito previdenciário é tema de encontro do Núcleo de Mecânicas da Acislo

Conforme o especialista em direito previdenciário, são questões importantes, que por vezes passam despercebidas no dia a dia.

Por Assessoria Acislo

Atualizado em 23/02/2024 | 08:31:00

Atendendo uma demanda das empresas nucleadas, o Núcleo de Mecânicas da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) realizou, na noite desta segunda-feira (19), um bate-papo com o advogado especialista em direito previdenciário, Everton Cunico. Empresas de outros núcleos da associação também participaram do encontro. O evento foi realizado no auditório da Acislo, de forma gratuita. 

De forma dinâmica, com o esclarecimento de dúvidas e citação de exemplos práticos do dia a dia do público presente, Cunico demonstrou com funciona a previdência social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como é feito o recolhimento, quais são os valores, como fica a questão dos empregados e dos empresários, regras de aposentadoria e direito a benefício de incapacidade. “Tratamos de temas importantes de forma geral em relação ao que era tido como regra até 2019, inclusive situações após a mudança da previdência”, comenta.

Conforme o especialista em direito previdenciário, são questões importantes, que por vezes passam despercebidas no dia a dia. “A ideia da conversa foi essa. Trazer situações do dia que envolvem tanto o empregador, quanto o empregado. Fizemos isso, pois o público é diversificado”, esclarece observando que foi um encontro produtivo, pois o tema gerou uma ampla discussão. 

Cunico reforça que antes de 2019, quando ocorreram as mudanças, haviam critérios objetivos. Depois, como surgiram regras de transição e novos enquadramentos, ele argumenta que é preciso observar os períodos de tempo que a pessoa tem de contribuição. “Por isso as análises precisam ser feitas de maneira individualizada”, orienta sugerindo que a pessoa com dúvida procure um profissional adequado para a demanda. “Com isso o melhor direito do assegurado vai ser salvaguardado”, resume. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS