DESTAQUE
Tivi Entrevista Alex Tardetti, Secretário de Educação de São Lourenço do Oeste
Educação avança com investimentos, inovação e foco na inclusão.
Educação avança com investimentos, inovação e foco na inclusão.
Educação avança com investimentos, inovação e foco na inclusão.
“Sem segurança não se tem presente, e sem educação não se tem futuro”, destacou o secretário.
O secretário de Educação de São Lourenço do Oeste, Alex Cledir Tardetti, avaliou positivamente o atual momento da educação no município. Em entrevista ao Portal TiviNet, ele destacou os avanços já consolidados, como a valorização dos professores, ampliação da oferta de vagas em creches, expansão do ensino em tempo integral e a constante melhoria na infraestrutura das unidades escolares. “Evoluímos muito e em vários setores”, afirmou.
Investimentos além do exigido por lei
Segundo o secretário, São Lourenço do Oeste já investiu, até julho, 28,5% dos recursos na Educação, ultrapassando os 25% exigidos pela Constituição. Entre as ações estão o reajuste de 10% para todos os professores, climatização de salas de aula, uso de materiais didáticos modernos, além da entrega e revitalização de escolas como a EBM Santa Maria Goretti e a EBM Santa Catarina. Também está prevista a ampliação do CEIM Cora Coralina. No total, os investimentos em andamento somam cerca de R$ 20 milhões.
Tardetti garantiu ainda que nenhuma criança ficará em lista de espera por vaga em creche e que o município trabalha para alcançar fila zero nos próximos oito anos.
Inteligência artificial começa a ser debatida
A tecnologia tem ganhado espaço no debate educacional e, em São Lourenço do Oeste, o uso da inteligência artificial começou a ser discutido em formação recente com os professores. De acordo com o secretário, a IA será inserida gradualmente, com responsabilidade.
“O bom uso das ferramentas pode auxiliar na aprendizagem, mas é preciso formar os profissionais antes de implementá-las”, afirmou.
Projetos que diferenciam São Lourenço do Oeste na região
Com 71,25% de avaliação da alfabetização — índice acima da média nacional (59,2%) e estadual (62%) —, São Lourenço do Oeste se destaca na região. Tardetti reconhece os bons números, mas ressalta:
“Precisamos ser mais, passar dos 80%”.
Entre os projetos que elevam o padrão da rede municipal, ele cita o ensino bilíngue (inglês e espanhol), intercâmbio na Universidade de Salamanca (Espanha), o programa Aprender a Empreender (em parceria com o Ministério Público e empresas locais), espaços de leitura, centros de atendimento especializado e um novo Programa Permanente de Formação para Professores, previsto para o segundo semestre.
Um dos principais projetos em desenvolvimento é a criação de um Centro Especializado para crianças com deficiência ou transtornos, que será mantido com a colaboração das secretarias de Saúde e Assistência Social, além da AMA — Associação de Pais e Amigos dos Autistas. A unidade funcionará no contraturno escolar e promete oferecer atendimento multiprofissional.
Formação e valorização dos profissionais
O secretário destacou que valorizar os profissionais da educação é um dos pilares da gestão. Para isso, o município está elaborando um Programa Permanente de Formação Profissional que abrangerá todos os trabalhadores da rede municipal. Além disso, será realizado um dos maiores concursos públicos da educação ainda em 2025, para garantir estabilidade aos educadores.
“Efetivar é um caminho relevante para assegurar o profissional na rede municipal”, comentou.
A Secretaria já oferece, anualmente, no mínimo 80 horas de formação continuada aos professores. Outra iniciativa em destaque é o “Educação Nota 10”, que este ano passou a incluir a apresentação de boas práticas em sala de aula, como forma de reconhecer e valorizar professores inovadores.
Transporte, merenda e segurança escolar
Tardetti também comentou sobre dois serviços fundamentais: transporte e alimentação escolar. Ele afirma que as linhas são divididas entre frota própria e terceirizada, mas com tolerância zero para erros. Já a merenda escolar tem recebido atenção especial, com alimentos fornecidos por produtores locais da agricultura familiar, priorizando alimentos orgânicos e saudáveis.
A segurança também é tratada com seriedade. Desde os episódios de violência registrados em escolas pelo país, São Lourenço do Oeste passou a contar com vigilantes contratados em todas as unidades da cidade. Um novo aditivo pretende estender a cobertura às escolas do interior. O investimento anual ultrapassa os R$ 2 milhões. “Sem segurança não se tem presente, e sem educação não se tem futuro”, destacou o secretário.
Uma gestão voltada à educação
Encerrando a entrevista, Tardetti reforçou o comprometimento da atual administração com o futuro da educação no município.
“Tenho dito ao prefeito Agustinho que este seria o ano da educação. Eu iria mais adiante: será uma administração para a educação. Nossa equipe tem se dedicado com leveza e seriedade. Muitos frutos ainda serão colhidos”, afirmou.
Segundo ele, os bons resultados obtidos até aqui — com prêmios e reconhecimentos em diferentes esferas — são reflexo do esforço coletivo da equipe e dos educadores.
“A educação é, de fato, o melhor futuro”, finalizou.
Aluno da Unisul, Iago Petry, de Maravilha, conquistou vaga em hospital afiliado à Harvard após processo seletivo rigoroso
Com atendimento das 11h às 13h30, o local oferece marmitas preparadas com ingredientes selecionados e cuidado no preparo.
Chama a galera e vem pro Boteco!
O Câmpus São Lourenço do Oeste está localizado na Rua Aderbal Ramos da Silva, 486, Bairro Progresso.
Morador (a) de Calmon, no Meio-Oeste do estado, acertou os 15 números da Lotofácil no sorteio da segunda-feira (28)
A novidade já está disponível no restaurante, e chega para completar a experiência gastronômica que o Tinti oferece aos seus clientes.