Tivi São Lourenço, 27 de abril de 2024
Segurança

Comércio ilegal de peças automotivas em SC já levou 35 empresários para prisão desde 2022

Operação 311 prendeu em São José mais um empresário por comércio ilegal de peças de veículos; investigação ocorre desde novembro de 2022

Por ND Mais

Atualizado em 26/03/2024 | 10:47:00

A Polícia Civil prendeu na quinta-feira (21) um empresário de São José, na Grande Florianópolis, responsável por uma loja de autopeças que era abastecida pelo comércio ilegal de peças de veículos roubados. Ele foi o 35º empresário preso pelo mesmo crime desde 2022 em Santa Catarina.

No estabelecimento do último preso em São José, foram localizadas 15 peças de veículos, todos roubados no estado de São Paulo. O empresário recebeu voz de prisão em flagrante pelo crime de receptação qualificada.

Operação 311 revela rede de comércio ilegal de peças

A prisão faz parte da 15ª fase da Operação 311, investigação da Polícia Civil que até momento já prendeu um total 35 empresários em Florianópolis, São José, Palhoça, Imbituba, Tubarão, Balneário Camboriú, Itapema, Chapecó, Lages e Concórdia.

A operação, deflagrada pela primeira vez em novembro de 2022, surgiu em resposta a um crescente volume de denúncias sobre o comércio ilegal de peças automotivas.

A Polícia Civil, durante uma investigação de furto de automóvel, também recebeu informações de estabelecimentos envolvidos no recebimento e desmanche de veículos roubados para venda de seus componentes.

R$ 300 mil de peças apreendidas

A investigação foi batizada em alusão ao artigo 311 do Código Penal. O dispositivo diz que é crime “adulterar ou remarcar número de chassi ou qualquer sinal identificador de veículo automotor, de seu componente ou equipamento”. A pena é de três a seis anos de reclusão.

A Operação 311 já fiscalizou 50 estabelecimentos em diversas cidades, o que resultou na apreensão de peças avaliadas em mais de R$ 300 mil.

As acusações enfrentadas pelos detidos são de receptação qualificada e adulteração de sinal identificador de veículo.

A polícia incentiva a contribuir com as investigações por meio de denúncias, que podem ser realizadas através do site da Polícia Civil de Santa Catarina, pelo WhatsApp no número (48) 8844-0011, ou pelo telefone 181.

NOTÍCIAS RELACIONADAS