Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Durante a abertura do encontro, a Secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif, destacou que o turismo é hoje um dos principais motores de desenvolvimento de Santa Catarina.
Nesta semana, Florianópolis foi palco de um dos mais importantes eventos do setor turístico nacional: a Encatho & Exprotel 2025, que nesta edição sediou o II Encontro Catarinense de Gestores de Turismo, promovido pela Secretaria de Estado do Turismo (SETUR). O encontro reuniu representantes das 15 Instâncias de Governança Regionais (IGRs) de Santa Catarina para discutir inovação, políticas públicas, regionalização e fortalecimento do turismo como matriz econômica estratégica para o estado.
Representando com orgulho a região turística Grande Oeste, estiveram presentes Luís Henrique Boneti, Diretor de Turismo e Eventos de São Lourenço do Oeste, e o Presidente da IGR Grande Oeste, Sr. Bruno Vívian, que participaram diretamente das atividades e também representaram a região no stand oficial da SETUR, espaço dedicado à valorização e à promoção das experiências e destinos turísticos catarinenses.
Durante a abertura do encontro, a Secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif, destacou que o turismo é hoje um dos principais motores de desenvolvimento de Santa Catarina.
O programa de regionalização é um movimento que cresce e demonstra sua força ao integrar municípios, valorizar as potencialidades locais e impulsionar o desenvolvimento.
Além da secretária, a Diretora de Turismo, Dirlei Barbieri Rofner, também esteve presente, reforçando a importância de consolidar o turismo como política pública de Estado.
Conhecimento, parcerias e futuro
A presença de São Lourenço do Oeste neste espaço qualificado reflete o compromisso do município em se posicionar como destino turístico emergente, investindo em formação técnica, planejamento estratégico e articulação com o Governo do Estado, em especial com o governo Jorginho Mello, por meio da SETUR.
Para Luís Henrique Boneti, participar desses encontros é fundamental: “Além do conhecimento compartilhado e da troca de boas práticas entre gestores, esses momentos nos conectam com políticas públicas estaduais, fortalecem parcerias e criam vínculos que geram resultados concretos para as nossas comunidades.”
Turismo Lourenciano em construção
Com forte vocação gastronômica, cultural e de turismo de experiência, São Lourenço do Oeste está em pleno processo de estruturação de sua identidade turística. Projetos como a Rota Gastronômica das Massas e Biscoitos, a revitalização do Mirante Municipal, os roteiros de turismo religioso e rural, e a valorização de eventos como a Efaislo, Festas Típicas, FLIC e o Festival de Dança são parte do plano de desenvolvimento que visa consolidar o município como referência na região oeste.
A participação no II Encontro de Gestores e na Encatho 2025 reforça que o futuro do turismo em São Lourenço do Oeste passa pelo planejamento, integração regional e valorização das pessoas, pilares essenciais para transformar potencial em realidade.
Juntos, governo municipal e estadual seguem avançando com coragem, estratégia e identidade rumo a um turismo forte e sustentável para todos os catarinenses.
Os recursos são do Governo do Estado de Santa Catarina, viabilizados pelo senador Esperidião Amin.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Nereu Ramos, nº 703, Centro, ou pelo telefone (49) 3344-8460.
Segundo Lorita Reiter, presidente do Instituto Cultural, o formato da grande final foi pensado para valorizar todas as escolas, professores e alunos envolvidos.
Os serviços serão retomados normalmente na segunda-feira, dia 13 de outubro, em seu horário habitual.
Ao assumir o cargo pela primeira vez, João Suldowski ressaltou o simbolismo do momento e reafirmou seu compromisso com a continuidade da gestão.
O investimento total é de R$ 111.300,00, oriundos de uma Emenda Parlamentar do deputado estadual Mauro de Nadal.