Veja como prevenir incidentes e como agir se acaso encontrar alguma criança perdida.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina registou um aumento de 25% nos casos de crianças perdidas nas praias do estado na última quinzena do ano. Foram 658 ocorrências no período, contra 529 casos na mesma época durante a temporada anterior.
A classificação de criança perdida é caracterizada quando o menor fica desacompanhado de um adulto responsável por alguns minutos ou até horas. Os dados são referentes a 16 e 31 de dezembro de 2023.
“Nenhuma criança deve ficar sozinha em qualquer que seja o ambiente. Quando trazemos essa realidade para o ambiente aquático, essa atenção precisa ser redobrada e constante”, afirma o coronel Aldrin Silva de Souza, comandante da 1º Região Bombeiro Militar, área responsável pelo Litoral catarinense, que concentra a maior parte da Operação Veraneio.
“Além da possibilidade dessa criança ser levada por uma pessoa mal-intencionada, há o alto risco de afogamento, uma vez que sem supervisão adequada ela pode vir a entrar no mar que, independentemente da condição das ondas, não é um local para uma criança estar sozinha”, reforça.
Prevenção
Uma dica simples e de grande importância é a criança portar alguma identificação que leve a pessoa que a encontrou ao contato direto com o familiar. O Corpo de Bombeiros ressalta que em todos os postos de guarda-vidas há pulseirinhas de identificação que podem ser usadas na água, em que o responsável preenche os seguintes dados: nome da criança, nome do responsável e telefone de contato.
Caso se depare com uma criança perdida, procure acalmá-la e verifique se ela está com alguma identificação e se no entorno há alguém a procurando. Uma prática bastante comum é fazer o uso de palmas. Banhistas batem palmas para chamar a atenção das pessoas que estão no local e um adulto coloca essa criança sobre os ombros para que, estando no alto, seja percebida com maior facilidade enquanto seguem as palmas até que o responsável seja identificado e a criança seja deixada em segurança.
Segundo processo movido por ex-empresários e obtido pelo jornal 'The New York Times', Priscilla teria 'desligado os aparelhos' de Lisa Marie Presley, morta em janeiro de 2023, para tentar retomar o co
O almoço traz pratos preparados com ingredientes frescos e selecionados, garantindo qualidade e praticidade para quem deseja uma refeição saborosa no dia a dia.
Moradores dos bairros Jardim Carvalho, Neves e Uvaranas sentiram os tremores e acionaram o Corpo de Bombeiros. Empresa de mineração informou que fez operações de detonação no horário dos registros.
O próximo passo é a adequação da entrada e recepção, que deverá iniciar em breve.
Além de efeitos na fase inicial da vida, a aceleração do desenvolvimento da criança pode trazer consequências futuras.
Município é destaque na alfabetização, recebe R$ 400 mil para melhorias e ganha troféu em cerimônia com o presidente Lula