27 de setembro de 2025
Política

Câmara de São Lourenço do Oeste lança 17º volume do Acervo de Memórias

O 17º volume foi organizado pelos servidores da Câmara Éderson Hermann, Fábio Regert e Samara Graciolli, com a colaboração da professora Neli Bastezini Kronbauer.

Por Assessoria Câmara

Atualizado em 26/09/2025 | 10:25:00

Mais um capítulo foi escrito na preservação da história de São Lourenço do Oeste. A Câmara Municipal realizou, na noite desta quarta-feira (24), a solenidade de lançamento do 17º volume da série Acervo de Memórias. O evento aconteceu na sede do Legislativo e reuniu vereadores da legislatura 2021/2024, autoridades municipais, como prefeito e secretários, além de representantes da comunidade.

Criado em 2008, durante as comemorações do cinquentenário do município, o Acervo de Memórias é um projeto permanente de resgate histórico, aberto a toda a população. A coleção reúne registros desde os primórdios da formação de São Lourenço do Oeste até cada legislatura, com a publicação de um novo volume ao final de cada mandato. Os catálogos podem ser acessados presencialmente na sede do Legislativo ou pelo site www.saolourencodooeste.sc.leg.br.

O 17º volume foi organizado pelos servidores da Câmara Éderson Hermann, Fábio Regert e Samara Graciolli, com a colaboração da professora Neli Bastezini Kronbauer. A publicação reúne 277 páginas com registros da legislatura 2021/2024, incluindo fatos marcantes do Legislativo, Executivo e sociedade em geral.

Para Éderson Hermann, um dos organizadores, o trabalho ultrapassa a função de simples registro. “Mais do que registrar acontecimentos, o Acervo de Memórias eterniza fatos importantes que marcaram a história de São Lourenço do Oeste nos últimos quatro anos. É um compromisso da Câmara com a preservação da nossa identidade e com a valorização da memória coletiva da comunidade”, destacou.

Representando a legislatura anterior, o ex-presidente da Câmara em 2023, vereador Rennã Higor Fedrigo, ressaltou o significado da obra para o município. “O Acervo de Memórias é um legado que ultrapassa mandatos e gestões. Durante os quatro anos em que estivemos à frente do Legislativo, sempre buscamos trabalhar com seriedade e compromisso com a comunidade. Ver este registro organizado e disponibilizado à população é motivo de orgulho, porque significa que a história de cada ação, de cada conquista e até dos desafios enfrentados está preservada para as próximas gerações.”

O atual presidente do Legislativo, vereador João Carlos Suldowski, também enfatizou o papel do projeto como instrumento de preservação histórica. “O Acervo de Memórias é uma das mais importantes iniciativas do Legislativo lourenciano. Ele cumpre o papel de eternizar a trajetória do nosso município e reforça o compromisso da Câmara em preservar e valorizar a história coletiva de São Lourenço do Oeste. Cada volume lançado é um patrimônio imaterial que fortalece nossa identidade e garante que o passado siga presente como inspiração para o futuro.” afirmou.

Com a publicação do 17º volume, a Câmara Municipal reforça seu compromisso em manter viva a memória do município lourenciano, garantindo que as futuras gerações tenham acesso às raízes e à trajetória de São Lourenço do Oeste.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.