Menino de 13 anos será encaminhado para Cense e pode ser condenado a até três anos de internação. Crime ocorreu após avós tomarem celular.
O adolescente de 13 anos que matou a avó e feriu o avô a tiros, em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, teve a internação provisória decretada por um período de 45 dias. A medida foi confirmada pela Polícia Civil (PC-PR) nesta segunda (30).
Segundo a corporação, o garoto será encaminhado para um Centro de Socioeducação (Cense) e poderá ser condenado a até três anos de internação, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ele responderá por ato infracional análogo ao homicídio qualificado, caracterizado por dificultar a defesa da vítima.
A internação provisória é uma medida cautelar prevista no Artigo 108 do ECA e pode ser decretada para proteger a ordem pública ou garantir o andamento das investigações.
Por lei, o tempo máximo de internação antes da sentença é de 45 dias e o total não pode ultrapassar três anos, mesmo em caso de condenação.
O crime aconteceu na tarde de sexta-feira (27), na comunidade rural de Seção Progresso. Conforme relato do delegado da Polícia Civil Ricardo Moraes, o adolescente ficou irritado após ter o celular retirado pelos avós, que o haviam proibido de acessar conteúdos considerados inapropriados para sua idade.
Adolescente era criado pelos avós
De acordo com a Polícia Civil, o menino era criado pelos avós desde que a mãe morreu, quando ele tinha 7 anos. O pai mora em outro estado.
A família havia se mudado de Várzea Grande, no Mato Grosso, para o Paraná havia poucos meses, segundo o delegado Ricardo Moraes.
A PC apurou que, no dia do crime, o jovem arrombou um baú, pegou um revólver calibre .357 e foi até o quarto onde o avô, de 65 anos, descansava. Ele efetuou disparos contra o idoso e, na sequência, atingiu a avó, de 64 anos, no tórax e no braço. A mulher morreu na hora.
Após os disparos, o avô conseguiu desarmar o neto durante uma luta corporal, conforme relato da polícia.
O adolescente fugiu para uma área de mata e foi localizado horas depois após cerco feito pela Polícia Militar (PM-PR).
O avô foi socorrido e está estável, segundo informações da Polícia Civil.
Filha do casal estaria nos braços do autor no momento dos tiros, segundo as investigações.
Acidente foi registrado na noite deste domingo, no Contorno Viário Oeste.
Motorista morre ao ser jogado para fora de carro em capotamento no Oeste
Acidente ocorreu na madrugada deste domingo, no bairro São Cristóvão.
Vendavais foram registrados em cidades como Campos Novos e Herval d'Oeste, causando prejuízos
Vítima disse ter sido empurrada e foi socorrida com escoriações