Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Para o vereador Jader Ioris, a iniciativa representa um avanço importante na proteção das mulheres e no enfrentamento à violência.
Com foco na conscientização e na prevenção da violência contra a mulher, a Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste aprovou, durante sessão legislativa, o Projeto de Lei nº 19/2026, de autoria do vereador Jader Ioris, em conjunto com os demais parlamentares da bancada do PP. A proposta institui o Programa Municipal de Enfrentamento ao Feminicídio, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de prevenção e proteção às mulheres no município.
De acordo com Ioris, dados de 2025 apontam que o Estado de Santa Catarina registrou 52 casos de feminicídio, sendo três deles envolvendo crianças. Ele destaca que um dos principais desafios no combate a esse tipo de crime é o fato de muitas mulheres tentarem pedir ajuda de forma silenciosa, por meio de sinais, gestos ou comportamentos que nem sempre são percebidos pela sociedade.
Nesse contexto, o projeto busca ampliar a conscientização da população para o reconhecimento desses sinais de alerta, possibilitando que familiares, vizinhos, colegas de trabalho e a comunidade em geral possam agir de forma rápida diante de situações de risco.
A proposta também prevê o fortalecimento da rede de proteção às mulheres, a realização de campanhas educativas, a ampliação da divulgação dos canais de denúncia e a capacitação de profissionais que atuam no atendimento à população.
Para o vereador Jader Ioris, a iniciativa representa um avanço importante na proteção das mulheres e no enfrentamento à violência. “A prevenção é o caminho mais eficaz para combater a violência contra a mulher. Precisamos envolver toda a sociedade nesse processo, garantindo informação, apoio e mecanismos que permitam agir antes que situações extremas aconteçam. Este programa vem justamente para fortalecer essa rede de proteção e salvar vidas”, destacou.
Câmara Municipal manifestou pesar pelo falecimento e destacou a trajetória de dedicação à vida pública e à comunidade lourenciana.
Fundado em 2004, o Leo Clube Ômega atua há mais de duas décadas promovendo atividades voltadas ao interesse público
A Tribuna Popular é um espaço destinado à manifestação da comunidade sobre assuntos de interesse do município, reivindicações ou proposições de iniciativa popular.
O requerimento foi submetido à apreciação do Plenário e recebeu aprovação unânime dos vereadores presentes.
O requerimento foi colocado em votação e recebeu aprovação unânime dos vereadores em Plenário.
A indicação também sugere que o município promova ações educativas voltadas à conscientização sobre os benefícios do consumo do mel