Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Sem influência de El Niño ou La Niña, estação será marcada por dias frios, ocorrências de geadas e chances de neve em Santa Catarina
O inverno 2025 terá início oficialmente às 23h42 (horário de Brasília) desta sexta-feira, 20 de junho. Neste momento, ocorrerá o solstício de inverno no hemisfério sul — e de verão no hemisfério norte.
O fenômeno astronômico marca a transição das estações, promovendo mudanças perceptíveis na duração dos dias e das noites em várias regiões do planeta.
Ao contrário dos dois últimos anos, quando o país enfrentou invernos mais quentes e ondas de calor atípicas, o inverno de 2025 será mais próximo do padrão climatológico típico da estação.
A ausência dos fenômenos El Niño e La Niña resultará em um cenário de neutralidade térmica no Pacífico Equatorial, o que diminui as anomalias climáticas extremas, embora a tendência de resfriamento das águas equatoriais possa trazer impactos no fim do inverno e início da primavera.
Frio, geadas e neve marcam o inverno 2025
O comportamento atmosférico esperado para o inverno 2025 inclui precipitação abaixo da média em diversas regiões do país, incluindo o centro, sul e leste do Rio Grande do Sul.
Por outro lado, áreas do leste de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo poderão registrar volumes de chuva um pouco acima da normalidade.
De acordo com a Climatempo, a estação deverá ter mais dias frios do que os registrados em 2023 e 2024, embora o encerramento do período ainda deva apresentar temperaturas acima da média histórica.
Destacam-se os períodos de calor moderado no Centro-Oeste e em estados como o Tocantins durante agosto e setembro, mas sem episódios prolongados de calor extremo como no ano anterior.
A primeira onda de frio mais intensa está prevista para o final de junho, com potencial de causar forte queda de temperatura no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até friagem severa em partes da Amazônia Ocidental, como Rondônia, Acre e sul do Amazonas.
Essa massa de ar frio poderá estabelecer novos recordes de temperatura mínima em 2025. Além disso, há maior probabilidade de eventos de geada ampla, especialmente no Sul, com risco também em áreas do Sudeste e Centro-Oeste — condição pouco observada nos dois últimos anos.
Inverno 2025: neve deve ocorrer entre julho e agosto
A chance de neve no inverno de 2025 também é consideravelmente mais alta, com possibilidade do fenômeno ocorrer entre os meses de julho e agosto, reforçando o cenário de uma estação mais rigorosa e distribuída ao longo do trimestre.
De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, o inverno em SC terá pelo menos três episódios de neve e chuva congelada. “O mês de julho terá uma quinzena mais úmida, próximo da média, e outra mais seca, com temperatura também dentro da média climatológica”, diz.
Já no mês de agosto, volta a ter chuvas um pouco mais frequentes. “Provavelmente ainda vai ter mais umas três ou quatro ondas de ar frio polar que podem ter o potencial para estar reforçando episódios de geada”, alerta o meteorologista.
Pedidos e informações: WhatsApp (49) 99121-9781
Pedidos e informações: WhatsApp (49) 99121-9781
O atendimento é realizado das 11h às 13h30, com pedidos e informações disponíveis pelo WhatsApp (49) 99121-9781.
Trabalhadora precisará apresentar laudo médico para comprovar necessidade de afastamento.
Sabrine Matos, idealizadora da plataforma, disse que objetivo é facilitar o acesso à informação e, consequentemente, aumentar a segurança de mulheres em relacionamentos e interações do dia a dia.
Pedidos e informações: (49) 99121-9781 (WhatsApp)