Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Roberto Junkes, 64 anos, de Criciúma, participava da Adventure Cup quando sofreu o acidente fatal durante a etapa em Paulo Lopes, na Grande Florianópolis
O empresário Roberto Junkes, de Criciúma, morreu na tarde de sábado (12) após sofrer um acidente fatal durante a 4ª etapa da Adventure Cup, em Paulo Lopes, na Grande Florianópolis. Ele competia na categoria UTV 05 – Over 55 com o veículo de número 24.
Apesar da rápida resposta da equipe de resgate e do acionamento do helicóptero Arcanjo, Junkes não resistiu aos ferimentos causados pelo impacto na competição de rally.
Empresário morre durante etapa da Adventure Cup em SC
O acidente fatal aconteceu no quilômetro 15,5 da especial corrida disputada em Paulo Lopes. Roberto Junkes pilotava um UTV Can-Am Maverick 1000 quando perdeu o controle do veículo e sofreu ferimentos graves.
A organização do evento confirmou que os primeiros socorros foram prestados no local pela equipe oficial de resgate, que acionou o helicóptero Arcanjo do Corpo de Bombeiros. No entanto, o piloto de 64 anos não resistiu.
Evento de rally decreta luto após tragédia
A Adventure Cup, considerada a maior competição de rally Baja do Brasil, divulgou nota oficial lamentando profundamente a morte do piloto e prestando solidariedade à família e amigos.
“Nosso evento está de luto. Que Roberto Junkes descanse em paz”, declarou a organização, que também comunicou estar prestando apoio à família do empresário.
Roberto havia viajado aproximadamente 200 km de Criciúma até Paulo Lopes para participar da prova, que reuniu dezenas de competidores nas categorias de motos, quadriciclos, UTVs e Big Trail.
Circunstâncias do acidente seguem sem detalhamento oficial
Até a última atualização, a organização da Adventure Cup e as autoridades locais não haviam divulgado informações detalhadas sobre as causas do acidente. A prova aconteceu no Centro de Eventos Abelardo Juvêncio Rodrigues e previa desafios técnicos aos competidores.
O nome de Junkes constava na lista de inscritos como competidor da categoria UTV – Over 55. A prova era válida pela 4ª etapa da temporada 2025 da Adventure Cup.
Tradição da modalidade em SC
A competição de rally atrai competidores de diferentes partes do Brasil para Santa Catarina, e o evento tem ganhado destaque pela complexidade das trilhas e trechos desafiadores. Com isso, os riscos também aumentam, especialmente em categorias de alta velocidade como a UTV.
A tragédia envolvendo Roberto Junkes chama atenção para a necessidade de reforçar medidas de segurança em provas do tipo.
Uma pessoa estava em Guarapuava e as outras cinco em Rio Bonito do Iguaçu, onde ventos chegaram a 250 km/h, segundo Simepar. Pelo menos outras 750 pessoas ficaram feridas durante as tempestades.
Municípios tiveram destelhamentos, queda de árvores e estruturas.
Pacientes diagnosticados são duas mulheres, de 24 e 28 anos, e dois homens, de 15 e 34 anos.
Vítima chegou a receber atendimento, mas não resistiu e o óbito foi confirmado no hospital.
Josias Borchardt desapareceu após o registro e só foi encontrado pelos bombeiros três dias depois em Garuva, no Norte do estado.
Crime aconteceu em Balneário Rincão. O corpo da vítima foi encontrado com sinais de estrangulamento dentro de uma cama box, na casa onde ela morava.