09 de novembro de 2025
Segurança

Imagens mostram danos causados por temporal no Oeste de SC

Municípios tiveram destelhamentos, queda de árvores e estruturas.

Por Oeste Mais

Atualizado em 08/11/2025 | 10:02:00

Fortes chuvas acompanhadas de um vendaval de grandes proporções nesta sexta-feira, dia 7, deixaram danos em municípios do Oeste de Santa Catarina. Em Faxinal dos Guedes e Xanxerê, por volta das 17 horas, o mau tempo resultou em destelhamentos, quedas de árvores e de postes, além de prejuízos significativos para a rede elétrica.

O trânsito na BR-282, entre os dois municípios, ficou bloqueado temporariamente em razão da queda de diversas árvores na pista.

O CTG de Faxinal dos Guedes foi destelhado e próximo da empresa BRF diversas árvores tiveram os troncos partidos ao meio. Um caminhão também saiu da pista durante o temporal, mas não houve feridos.

Em Xanxerê, os bairros mais atingidos foram Esportes, Colatto, São Jorge, Frederico Ferronatto, Bortolon, Vila Sésamo e o Centro. 

De acordo com a Defesa Civil, cerca de 125 famílias foram afetadas e precisaram retirar lonas no quartel do Corpo de Bombeiros. Apesar dos prejuízos materiais, não há registro de feridos.

Conforme a prefeitura, a rede de ensino de Xanxerê também foi impactada pelo temporal. Os Cemeis Pingo de Gente, Cantinho Feliz e Nossa Senhora de Fátima sofreram danos nas estruturas.

Neste sábado, dia 8, as equipes da prefeitura darão continuidade aos trabalhos de limpeza, realizarão a distribuição de brasilites no Parque da Femi e farão o levantamento completo das famílias afetadas.

Em Chapecó, parte da cobertura de uma escola no bairro Belvedere foi danificada com o vendaval. Outras residências também ficaram destelhadas, mas não houve registro de danos maiores.

Em Itapiranga, no Extremo-Oeste catarinense, a guarnição do Corpo de Bombeiros atendeu diversos chamados na região da fronteira, linha Conceição e linha Santo Antônio, no interior do município.

Foram realizadas desobstruções de ruas e corte de galhos, além de uma árvore caída em um chiqueiro, destelhamento parcial de casa e de um galpão. Máquinas da prefeitura e equipes da Celesc prestaram apoio.

Em Dionísio Cerqueira, fortes ventos atingiram as comunidades de linha Jorge Lacerda e linha Gleba União, no interior do município. O vendaval causou danos em aproximadamente 40 residências, que tiveram parte dos telhados arrancados.

Uma casa e ao menos dois galpões agrícolas ficaram completamente destruídos. A Escola Jacób Maran teve o telhado afetado e o ginásio de esportes teve a cobertura arrancada pela força do vento. Além disso, diversas árvores e fios de energia elétrica caíram nas ruas. Um ônibus escolar foi danificado pela queda de uma árvore.

Mesmo com grandes prejuízos materiais, não houve registro de vítimas. As ações coordenadas entre Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Defesa Civil distribuíram mais de 1500 m² de lona e realizaram o corte de árvores.

A Defesa Civil orienta a população a não subir em telhados e evitar locais com cabos de energia caídos, para prevenir acidentes.

Previsão

Conforme previsão da Defesa Civil, o tempo permanece instável em todo estado de Santa Catarina e as tempestades mais intensas já se afastaram para o Paraná.

Na maior parte do estado, a chuva ocorre de forma moderada, mas no Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte ainda é acompanhada por raios e rajadas de vento.

Da Grande Florianópolis ao Litoral Sul, a chuva segue persistente e sem raios. No Extremo-Oeste, a nebulosidade diminui, assim como a condição para chuva.

Já no Grande Oeste, a chuva vai diminuindo e passa a ocorrer de forma fraca e ocasional.  

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.