As indicações aprovadas na sessão da Câmara Mirim serão encaminhadas ao Legislativo Municipal.
Os vereadores mirins de São Lourenço do Oeste participaram, na quarta-feira (25), de mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal. A reunião foi marcada pela apresentação de indicações e requerimentos com foco em melhorias para as escolas e comunidade onde os jovens parlamentares residem e estudam.
Entre os destaques da sessão, a vereadora mirim Letícia Boelter solicitou à administração municipal a reforma da quadra de esportes da Escola Básica Municipal Irmã Neusa. “A estrutura está visivelmente deteriorada, o que impossibilita a prática segura e adequada de atividades esportivas por parte dos alunos”, destacou.
O vereador mirim Dhionatan Serafini também demonstrou preocupação com a infraestrutura escolar e sugeriu melhorias no parquinho da Escola Santa Inês, além da aquisição de novos brinquedos. “Esse espaço encontra-se com diversos equipamentos danificados e sem condições adequadas de uso pelas crianças, colocando em risco a segurança dos alunos e comprometendo uma parte importante do seu processo de desenvolvimento lúdico e social”, argumentou.
Já o presidente da Câmara Mirim, Peterson da Silva, apresentou indicação solicitando a aquisição de um terreno localizado na esquina das ruas Luiza Ebling e Aderbal Ramos da Silva, com o objetivo de ampliar as instalações da Escola Santa Maria Goretti. Segundo ele, o local poderia abrigar estacionamento para servidores, área de lazer e convívio, espaço verde com plantas e flores, entre outras melhorias estruturais. “Isso tornaria o ambiente mais acolhedor e funcional”, afirmou.
Outra demanda apresentada foi do vereador mirim Marco Aurélio Mores, que sugeriu a pintura do prédio da Escola Irmã Cecília. Conforme ele, a estrutura já apresenta sinais de desgaste. “A pintura e reparos irão melhorar a aparência e revigorar toda a estrutura escolar, tornando-a mais agradável e confortável”, pontuou.
A vereadora mirim Thalia Machado Josefino levantou uma questão relacionada à segurança pública: a falta de iluminação no Loteamento Bentinho. Ela sugeriu a instalação de postes de luz no local. “Esta medida é muito necessária e urgente para levar segurança e dignidade às pessoas que lá residem, para que possam se deslocar de suas casas também no período noturno com maior tranquilidade”, explicou.
Encerrando as proposições da sessão, a vereadora mirim Paula Eduarda Piovesan apresentou requerimento solicitando informações ao Executivo Municipal sobre o prazo para início das obras de melhoria no acesso da Escola Nossa Senhora de Lourdes. Segundo ela, o projeto de reforma da entrada já foi elaborado, mas ainda não saiu do papel. “Os alunos, especialmente os que vão a pé, dividem o mesmo espaço com os veículos de transporte escolar, o que representa um grande risco”, alertou.
As indicações aprovadas na sessão da Câmara Mirim serão encaminhadas ao Legislativo Municipal. Caso aprovadas pelos vereadores, seguirão para análise dos órgãos competentes para possíveis providências.
Conforme justificativa apresentada, todos os bens encontram-se em bom estado de conservação e, com a aprovação da proposta, serão incorporados ao patrimônio público municipal.
O relator e presidente da comissão, vereador Altair Borges (PP), afirmou que a análise foi baseada em estudos jurídicos e técnicos de órgãos e entidades públicas e privadas.
À frente da Procuradoria está a procuradora jurídica Scheila Grefin.
Durante a conversa, o parlamentar destacou os encaminhamentos já realizados e os projetos que tramitam na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
Durante esse período, os vereadores apreciaram 60 projetos de lei ordinária e 20 projetos de lei complementar, além de analisarem 60 requerimentos
O objetivo foi conhecer de perto o sistema de estacionamento rotativo implantado naquela cidade, como alternativa para melhorar a circulação de veículos, especialmente nas áreas centrais.