Estado oferece Atendimento Educacional Especializado para matriculados na rede de ensino.
O estado de Santa Catarina tem mais de 14 mil estudantes diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, popularmente conhecido pela sigla TDAH. Para os estudantes da rede estadual, SC oferece Atendimento Educacional Especializado (AEE).
A supervisora de Atividades Educacionais da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Grazielle Franciosi da Silva, explica que o AEE tem como objetivo dar apoio e ajuda ao ensino e aprendizagem de sala de aula.
A FCEE é o órgão do estado responsável pela análise e autorização para os estudantes com TDAH frequentarem as turmas de AEE nas escolas estaduais.
“O professor do AEE trabalha questões relacionadas às habilidades acadêmicas e funções executivas para que os estudantes consigam superar suas dificuldades na aprendizagem de sala de aula”, acrescenta a supervisora.
Os estudantes com TDAH representam, atualmente, 2,7% do total de alunos matriculados nas escolas estaduais em Santa Catarina. De acordo com o Sistema “Educação na Palma da Mão”, da Secretaria de Estado da Educação, em 2024, são 14.580 estudantes com diagnóstico de TDAH matriculados na rede estadual de ensino. Destes, 8.167 recebem atendimento nas salas de AEE.
O transtorno
O TDAH é um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Geralmente, aparece na infância e pode acompanhar o paciente por toda a vida.
O diagnóstico tardio e a falta de intervenção adequada podem trazer prejuízos significativos tanto na área acadêmica, como social, lazer e familiar. Por isso, em caso de desconfiança, é fundamental procurar um profissional especializado para fazer uma avaliação diagnóstica.
Suspeita é de que a vítima tenha sofrido um mal súbito. Com o homem foi encontrada uma cartela com sete comprimidos de tadalafila
Operação resultou na apreensão de 22 pés de maconha, ecstasy, dinheiro em espécie e equipamentos para produção de entorpecentes.
No Oeste e Meio-Oeste, termômetros marcaram -1,4ºC e -4ºC; confira.
No documento foram indicados o Hospital Infantil de Joinville e a criança Maria Amélia, de Araquari, que nasceu com mielomeningocele
Kelvin Kenaldy da Silva disputaria série A2 do Gauchão sub-17 no fim de semana. Clube e prefeitura lamentaram morte do adolescente.
Sem influência de El Niño ou La Niña, estação será marcada por dias frios, ocorrências de geadas e chances de neve em Santa Catarina