Tivi São Lourenço, 29 de abril de 2024
Prefeitura

Sala de Situação de São Lourenço do Oeste faz alerta para focos do Aedes Aegypti no município

A Vigilância Sanitária dispõe de um canal direto para denúncias em casos de irregularidades.

Por Prefeitura de São Lourenço do Oeste

Atualizado em 09/04/2024 | 18:59:00

A Sala Municipal de Coordenação e Controle das Doenças Transmitidas pelo Mosquito Aedes Aegypti – Sala de Situação, de São Lourenço do Oeste, reuniu seus representantes na tarde desta terça-feira (9), no gabinete da prefeitura, com o objetivo de repassar informações pertinentes no combate ao foco do mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela.
 
A equipe da Vigilância Epidemiológica do município reforçou que São Lourenço do Oeste está em estado de epidemia para dengue com 303 casos confirmados até esta segunda-feira (8), conforme boletim semanal divulgado pela Secretaria de Saúde. Vale destacar que a epidemia se caracteriza quando um surto acontece em diversas regiões, ou seja, no caso de um município, quando diversos bairros e até mesmo a zona rural apresentam a doença. São Lourenço do Oeste tem casos de dengue registrados em todo o território municipal.
 
O secretário de Saúde, Norival Cenci, destacou que a reunião serviu para que todos os representantes da sociedade organizada tenham as informações atualizadas e juntos possam organizar ações para que os casos de dengue no município não avancem. Ele adiantou que um documento será redigido ao Governo do Estado de Santa Catarina para agilizar a realização do fumacê no município. Para o secretário, a saúde pública é uma questão de todos e por isso as demais entidades e órgãos de segurança devem ajudar.
 
Denúncias
 
A Vigilância Sanitária dispõe de um canal direto para denúncias em casos de irregularidades. A comunidade pode enviar mensagens, fotos e vídeos pelo telefone (49) 9 8811-0608 (WhatsApp).
 
Prevenção
- eliminar qualquer objeto que possa acumular água;
- acondicionar o material inservível em recipientes próprios para que o serviço de coleta seletiva faça o recolhimento adequado;
- manter ralos vedados e desentupidos;
- guardar pneus velhos em locais secos;
- conservar caixa d’água com a tampa;
- tratar a água da piscina com cloro e limpar uma vez por semana;
- manter calhar desentupidas e niveladas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS