Tivi São Lourenço, 29 de abril de 2024
Prefeitura

Pulseiras de classificação de risco organizam atendimento na UPA 24 horas de São Lourenço do Oeste; saiba como funciona

Entre janeiro e março deste ano, foram mais de dez mil atendimentos e mais de 36 mil procedimentos somente na UPA 24 horas.

Por Prefeitura de São Lourenço do Oeste

Atualizado em 08/04/2024 | 09:25:00

A UPA 24 horas de São Lourenço do Oeste é o local para atendimentos de urgência e emergência e segue a classificação de risco – não urgente, pouco urgente, urgente e emergência –, onde o tempo de espera, estipulado em cada demanda, pode aumentar conforme a quantidade de pessoas em emergência para atendimento.
 
A Secretaria de Saúde de São Lourenço do Oeste informa que, para ajudar nesta classificação, os pacientes recebem uma pulseira de identificação com uma cor – azul, verde, amarela ou vermelha – na hora da triagem. Sendo assim, o acolhimento ao paciente é feito conforme o grau de gravidade. 
 
Entre janeiro e março deste ano, por exemplo, foram mais de dez mil atendimentos e mais de 36 mil procedimentos somente na UPA 24 horas, conforme dados da Secretaria de Saúde.
 
Importante
 
A classificação de risco é importante para organizar o atendimento e oferecer o serviço adequado ao paciente. Entre as vantagens deste processo está a garantia de mais segurança aos pacientes e a redução na incidência de fatalidades, permitindo ainda melhor organização entre os profissionais que atendem no local.
 
Classificação de risco
  • Emergência – necessita de atendimento imediato
  • Muito urgente – necessita de atendimento rápido, mas pode aguardar
  • Pouco urgente – pode aguardar atendimento ou ser encaminhado para outros serviços de saúde
  • Não urgente – pode aguardar atendimento agendado

NOTÍCIAS RELACIONADAS