Tivi São Lourenço, 08 de julho de 2025
Política

Projeto que propõe denominação de vias públicas homenageia pioneiros de São Lourenço do Oeste

O projeto agora será analisado pelas comissões permanentes da Câmara e poderá ser votado em plenário nas próximas sessões.

Por Assessoria Câmara

Atualizado em 08/07/2025 | 09:18:00

Deu entrada na Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste o Projeto de Lei nº 55/2025, de autoria do Poder Executivo, que propõe a denominação de duas vias públicas do município. A proposta, que agora tramita no Legislativo, sugere que os acessos à estrada municipal SLO 420 e à estrada municipal SLO 415 passem a ser denominados respectivamente como Benedito Paulo Lazarotto e José Pedro da Silva — cidadãos que marcaram a história local e têm suas trajetórias preservadas no acervo da Casa Legislativa.

Homenagens com raízes na história

Benedito Paulo Lazarotto foi um dos pioneiros do município, tendo chegado à região em 1949 com seus pais, João Lazzarotto Sobrinho e Veronica Dall’Agnol Lazzarotto. A família estabeleceu-se na localidade de São João — atualmente Santa Clara — e se dedicou à agricultura. Benedito casou-se com Odila Malacarne Lazarotto, com quem teve três filhos: Jairson, Sandro e Wagner.

Reconhecido por sua dedicação à comunidade, Benedito também teve forte envolvimento com o esporte amador de São Lourenço do Oeste, destacando-se como jogador do E.C. Brahma e técnico do Lions F.C. Na década de 1980, participou da diretoria do 23º Grupo de Escoteiros Bracatinga e colaborou com as festividades do padroeiro municipal. Faleceu em 2015.

Já José Pedro da Silva atuou por décadas como servidor público no município. Ingressou na Prefeitura em 1986 como operador de máquinas, trabalhando inicialmente no setor da agricultura. Foi responsável por diversos serviços essenciais, como abertura e manutenção de estradas, execução de drenagens e tubulações, além da instalação de redes de água.

Casado com Nilcei da Silva, com quem teve dois filhos — Janielli e Jesse —, José Pedro faleceu em 2021, deixando um legado de dedicação e trabalho ao serviço público.
Importância do acervo de homenageados

O vereador Edson Ferrari destacou a relevância da iniciativa: “A Câmara Municipal presta esta importante função, de ter em seu acervo um banco de dados de pessoas que prestaram serviços de grande relevância para o município, e que posteriormente podem ser homenageadas após a sua morte com denominações de espaços públicos.”

O projeto agora será analisado pelas comissões permanentes da Câmara e poderá ser votado em plenário nas próximas sessões.

Como propor homenagens

A Câmara mantém um banco de sugestões para denominação de espaços públicos. Familiares interessados em prestar homenagens póstumas devem apresentar documentação na Secretaria da Câmara, de forma física ou digital. É necessário incluir a biografia da pessoa, uma foto, cópia da certidão de óbito e demais informações.

Alguns critérios são indispensáveis: o homenageado deve estar falecido há, no mínimo, 180 dias, possuir bom conceito social e ter prestado serviços relevantes ao município, estado ou país nas áreas de educação, cultura, esportes, artes, política, filantropia, entre outras.

Mais informações podem ser obtidas presencialmente na Câmara Municipal, na Rua Duque de Caxias, 522, das 13h às 19h, ou pelos canais: telefone/WhatsApp (49) 3344-2666 e e-mail [email protected].

NOTÍCIAS RELACIONADAS