Projeto Aprender a Empreender quer evitar evasão escolar e aproxima jovens do primeiro emprego
O projeto Aprender a Empreender, iniciativa do governo municipal de São Lourenço do Oeste, por meio da Secretaria de Educação, e do Ministério Público, já desenvolveu diversas atividades desde o seu lançamento, há dois meses. As ações acontecem no ambiente escolar e fora dele.
Conforme a coordenadora do projeto, Rosi Brandalize Miranda, oficinas com o setor de RH das empresas, palestras com escolas de idiomas e oficinas com cooperativas de crédito estão entre as atividades que já foram realizadas dentro das escolas. “Além disso, os professores ministraram conteúdos em sala de aula sobre liderança, espírito empreendedor, formação de pequenas empresas e dinâmicas de sucesso e foco”. Rosi ressalta que, fora da escola, os alunos participaram de visitas em empresas e instituições parceiras, além de eventos de integração.
O projeto Aprender a Empreender atende sete escolas da rede municipal de São Lourenco do Oeste envolvendo 630 alunos dos 8º e 9º Anos. “O objetivo principal do projeto é evitar a evasão escolar, proporcionando aos nossos adolescentes a oportunidade de ingressar no primeiro emprego. Além disso, o projeto busca tornar o ambiente escolar mais atrativo e oferecer conhecimentos práticos”, reforça a coordenadora.
Oportunidade
Com o projeto, as empresas parceiras disponibilizam vagas de jovem aprendiz para os alunos participantes. Já instituições públicas, como Epagri e Cidasc, por exemplo, oferecem oficinas, principalmente voltadas para as escolas da zona rural. As atividades são conduzidas pelos professores coordenadores nas escolas durante o período regular de aulas, com uma aula por semana dedicada às atividades relacionadas ao projeto.
Jornais destacaram a presença de mais de 2 milhões de pessoas, figurinos com as cores do Brasil e o impacto econômico do evento.
Millena Brandão estava internada desde o dia 28 de abril após ser diagnóstica com um tumor cerebral
Polícia e bombeiros foram acionados para retirar morador na tarde desta terça-feira.
Vítima do abuso tem 39 anos e estava em coma no Hospital das Clínicas; suspeito foi demitido por justa causa
Criança ficou dentro de carro das 7 horas da manhã até as 17 horas desta sexta-feira.
Ricardo desaparecido saiu do Paraguai em16 de abril e desembarcou em Moscou no dia 17 e, desde então, não deu notícias