Atualmente, ilha que fica em Paranaguá é parque estadual. Local é utilizado por pesquisadores com objetivo de conservação e proteção de espécies, principalmente de tartarugas.
Com 52 hectares de área remanescente de Mata Atlântica, a Ilha das Cobras, na baía de Paranaguá, é um local que guarda marcas da história do estado.
Atualmente desabitada, a ilha foi um lazareto, espécie de "hospital de quarentena". Com o passar do tempo, chegou a ser um reformatório para jovens infratores e, anos depois, casa de veraneio para governadores.
As histórias do local e os planos para a ilha hoje em dia são o tema do episódio #153 do PodParaná.
Participam deste episódio:
João Pedro Dolinski: Professor e doutor em história;
Evelyn Jacques de Almeida: Engenheira de Pesca do Instituto Água e Terra e chefe do Parque Estadual Ilha das Cobras;
Camila Domit: Professora e pesquisadora da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Lazareto: o início da história
Em 1855, o Governo do Paraná, ainda província, recebeu a ordem para construir um lazareto na ilha, lugar de isolamento para pessoas com doenças contagiosas.
Depois, em 1936, a ilha desempenhou o papel de reformatório para menores infratores.
Tempos depois, a Ilha das Cobras passou a ser usada como residência oficial de veraneio do Governo do Paraná. O espaço teve este objetivo até 2011.
Em setembro de 2018, a ilha foi transformada em "Parque Estadual Ilha das Cobras", uma unidade de conservação e proteção.
Há mais de 40 anos a Unopar/Anhanguera faz parte do futuro de diversos estudantes, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação e extensão em diferentes áreas do conhecimento.
Segundo processo movido por ex-empresários e obtido pelo jornal 'The New York Times', Priscilla teria 'desligado os aparelhos' de Lisa Marie Presley, morta em janeiro de 2023, para tentar retomar o co
O almoço traz pratos preparados com ingredientes frescos e selecionados, garantindo qualidade e praticidade para quem deseja uma refeição saborosa no dia a dia.
Moradores dos bairros Jardim Carvalho, Neves e Uvaranas sentiram os tremores e acionaram o Corpo de Bombeiros. Empresa de mineração informou que fez operações de detonação no horário dos registros.
O próximo passo é a adequação da entrada e recepção, que deverá iniciar em breve.
Além de efeitos na fase inicial da vida, a aceleração do desenvolvimento da criança pode trazer consequências futuras.