24 de setembro de 2025
Gerais

Novo Horizonte marca presença em eventos de turismo no Oeste Catarinense

A diretora de Cultura, Carla Regina Batisti Peres, destaca a relevância da participação no fórum, que contou com palestras virtuais e discussões sobre recursos previstos para o setor em 2025.

Por Prefeitura de Novo Horizonte

Atualizado em 24/09/2025 | 08:39:00

Representantes da administração municipal de Novo Horizonte participaram, nos últimos dias, de dois importantes eventos voltados ao fortalecimento do turismo em Santa Catarina: o 1º Fórum Estadual das Instância de Governança Regionais (IGRs) – Grande Oeste, realizado em Vargeão no dia 16 de setembro, e o 3º Simpósio Catarinense de Trilhas, promovido entre os dias 18 e 20 de setembro, em Xanxerê.

O município foi representado pela Diretoria de Cultura, Diretoria da Indústria e Comércio e pela Sala do Empreendedor, reforçando o compromisso em inserir Novo Horizonte na pauta do desenvolvimento turístico regional.

A diretora de Cultura, Carla Regina Batisti Peres, destaca a relevância da participação no fórum, que contou com palestras virtuais e discussões sobre recursos previstos para o setor em 2025. “Tivemos muito conhecimento sobre o turismo e o desenvolvimento da nossa região Oeste, que está começando a se organizar e já conta com algumas marcas estabelecidas”, explica Carla.

Durante a tarde, a comitiva visitou o Museu do Meteoro, ainda em fase de estruturação, e a cratera formada pelo impacto do astro há cerca de 100 milhões de anos. Para Carla, a experiência reforçou a importância de investir em atrativos turísticos locais. “Foi um dia muito proveitoso, com bastante aprendizado, principalmente sobre o turismo, que queremos implantar em nossa cidade para que as pessoas venham conhecer e valorizar nossa região”.

Já em Xanxerê, a Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Lucimar Mattos Zilli, acompanhada do diretor da Indústria e Comércio, Joelson Clebes Machado, participou da programação do simpósio que reuniu especialistas, gestores e empreendedores ligados ao setor.

Segundo Lucimar, o evento abriu novos horizontes para município. “Participar do 3º Simpósio Catarinense de Trilhas despertou uma nova visão sobre o potencial turístico da nossa cidade. A troca de experiências e os conhecimentos adquiridos reforçaram a importância da implantação de uma pasta voltada ao turismo, capaz de organizar, valorizar e promover as riquezas naturais e culturais que temos a oferecer. Serviu de inspiração para mapear e desbravar locais que chamam atenção no município, construindo estratégias que unam desenvolvimento econômico, geração de renda e qualidade de vida para a comunidade local”.

Carla frisa que a presença de Novo Horizonte em agendas estratégicas reforça a intenção da administração municipal em estruturar políticas públicas e iniciativas que transformem o turismo em um vetor de desenvolvimento econômico e social.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.