Valentina Oliveira Mançano, de 9 anos, ficou três minutos embaixo da água. Ela permaneceu 13 dias internada no hospital.
A garota Valentina Oliveira Mançano, de 9 anos, que ficou com o cabelo preso em um sugador de piscina, reencontrou, na tarde desta sexta-feira (24), os socorristas que salvaram ela.
A menina permaneceu três minutos embaixo da água. O caso foi em novembro, em Doutor Camargo, norte do Paraná. Ela estava em uma chácara com amigos e familiares.
Valentina ficou 13 dias internada no Hospital Universitário (HU) de Maringá, nove deles na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) sedada.
Lágrimas e alívio
O reencontro, que ocorreu na sede do Samu, foi marcado pela emoção. O comandante do Samu, Henrique Martins, que participou do resgate, não escondeu as lágrimas.
"É uma vitória ver ela bem, forte. É bem bacana. Eu me emociono porque é uma criança. É uma vitória", disse.
O médico Thiago Persona, que também ajudou a salvar Valentina, relembrou o estado grave da garota.
"Era uma situação bem complexa, envolveu um trauma grave. Mas pudemos fazer a diferença na vida dela. A gente fica sensibilizado ao reencontrar ela após esse período traumático, e vendo ela tão bem", afirmou em entrevista à RPC.
Rapidez no atendimento
Por conta da gravidade do quadro de Valentina, o transporte foi feito de helicóptero. Para o pai da menina, Josué Mansano, a agilidade fez toda a diferença para que a filha sobrevivesse.
"Hoje é só agradecer. Pra nós, é uma felicidade enorme conhecer o pessoal que salvou a Valentina", disse.
Durante o reencontro, Valentina conheceu pela primeira vez o helicóptero em que foi levada ao hospital.
O transporte aeromédico do Samu opera em Maringá e região há 7 anos. Nesse período, foram mais de 4,5 mil atendimentos.
"Aquele dia foi um terror, e hoje estou vindo com ela com o coração cheio de gratidão. Eles (socorristas) são anjos, e que continuem com esse lindo trabalho de resgatar vidas", comentou a mãe da menina, Érica Oliveira.
Latam confirmou confusão e disse que voo foi cancelado por exceder jornada da tripulação.
O treinamento foi conduzido pela equipe especializada da empresa Sancapel Soluções para Higiene Profissional
Janice ressaltou que a informatização do setor rural é uma realidade inevitável e benéfica, que simplifica os processos de comercialização dos produtos agrícolas.
Recursos foram aplicados em projetos de educação, cultura, esporte, meio ambiente e cooperativismo, entre outros.
Daniela lembra que a Academia Fiesc de Negócios atua com programas de extensão e educação coorporativa – treinamentos para líderes e gestores.
Sandra lembra que a Acislo, por meio do quadro associativo, é um dos principais clientes da Unimed Pato Branco. São em torno de 3,8 mil vidas atendidas.