Tivi São Lourenço, 06 de maio de 2024
Esportes

Imóveis rurais - proprietários têm prazo para georreferenciamento

Cerca de 3 mil propriedades com mais de 25 hectares na região precisam passar por este procedimento até 20 de novembro de 2023 - Não perca o prazo!

Por BSX Topografia e Projetos

Atualizado em 30/03/2023 | 09:37:00

O Georreferenciamento de imóveis rurais (Geo) é o instrumento adotado pelo INCRA que permite a identificação precisa da localização e dos limites dos imóveis, utilizando técnicas de topografia e geodésia. Além da segurança jurídica, o Geo também proporciona uma melhor gestão das propriedades rurais e previne conflitos de posse.

É obrigatório para todos os imóveis rurais no Brasil, para garantir a segurança jurídica do proprietário, e será exigido para a obtenção de financiamentos e créditos rurais e para a transferência de imóveis rurais no cartório.

O prazo para a realização do georreferenciamento varia de acordo com o tamanho da área. Imóveis com área entre 25 e 100 hectares devem concluir o processo até 20 de novembro de 2023, enquanto propriedades menores têm prazo até 20 de novembro de 2025.

Luan Szady, agrimensor da empresa BSX Topografia e Projetos, e credenciado pelo INCRA para realizar o Geo, explica que o processo consiste no reconhecimento das coordenadas geográficas dos limites dos imóveis, utilizando aparelhos modernos, como receptores GPS/GNSS e drones. Após a medição do imóvel, os dados são enviados ao INCRA para certificação e pôr fim ao Registro de Imóveis, em um processo que demora em média 60 a 90 dias para ser concluído.

De acordo com levantamento da empresa BSX, cerca de 3 mil propriedades rurais com mais de 25 hectares na região precisarão concluir este procedimento em breve. Contudo, apenas cerca de 1.500 imóveis já concluíram o processo.

Luan Szady informa que o Geo já é exigido para desmembramento, operações de crédito, compra e venda e ações judiciais de imóveis rurais com mais de 100 hectares. E a partir de 20 de novembro de 2023 será obrigatório para imóveis com mais de 25 hectares, ou seja, em torno de 10 alqueires.

A empresa BSX Topografia e Projetos, possui uma equipe qualificada, com vasta experiência e conhecimento no mercado, para realizar esse trabalho em sua propriedade. O diferencial da empresa é a utilização de imagens captadas por drones, que garantem maior precisão nos resultados.

Os proprietários de terras na região devem ficar atentos e não deixar para contratar o serviço de última hora, já que a demanda deve aumentar significativamente nos próximos meses e o procedimento demora, pois envolve várias etapas. 

Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (49) 3600-0122 ou visitar o escritório localizado na Rua Coronel Bertaso, 1460, Sala 02, em São Lourenço do Oeste.

NOTÍCIAS RELACIONADAS