Marcas foram desclassificadas após constatação de elementos estranhos acima dos limites permitidos pela legislação
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou nesta segunda-feira, dia 1º, uma lista com 14 marcas de café torrado que foram desclassificadas após a constatação de matérias estranhas e impurezas ou elementos estranhos acima dos limites permitidos pela legislação.
Os produtos considerados impróprios para consumo deverão ser recolhidos pelas empresas responsáveis. A ação está respaldada pelo artigo 29-A do Decreto 6.268/2007, que prevê a aplicação do recolhimento em casos de risco à saúde pública, adulteração, fraude ou falsificação de produtos.
O alerta de risco faz parte dos desdobramentos da Operação Valoriza, que contou com ações de fiscalização em todo o país entre os dias 18 e 28 de março de 2024, com a coleta de 168 amostras de café no período.
Aos consumidores que adquiriram os produtos, o Mapa orienta que deixem de consumi-los, podendo solicitar a substituição nos moldes determinados pelo Código de Defesa do Consumidor.
Ainda, caso encontrem alguma dessas marcas sendo comercializadas, o Mapa pede que seja comunicado imediatamente pelo canal oficial Fala.BR, informando o estabelecimento e endereço onde foi adquirido o produto.
Veja quais marcas e lotes não devem ser consumidos:
Suspeita é de que a vítima tenha sofrido um mal súbito. Com o homem foi encontrada uma cartela com sete comprimidos de tadalafila
Operação resultou na apreensão de 22 pés de maconha, ecstasy, dinheiro em espécie e equipamentos para produção de entorpecentes.
No Oeste e Meio-Oeste, termômetros marcaram -1,4ºC e -4ºC; confira.
No documento foram indicados o Hospital Infantil de Joinville e a criança Maria Amélia, de Araquari, que nasceu com mielomeningocele
Kelvin Kenaldy da Silva disputaria série A2 do Gauchão sub-17 no fim de semana. Clube e prefeitura lamentaram morte do adolescente.
Sem influência de El Niño ou La Niña, estação será marcada por dias frios, ocorrências de geadas e chances de neve em Santa Catarina