Tivi São Lourenço, 30 de abril de 2024
Gerais

Frente fria traz temporais isolados nesta sexta-feira em SC

Confira a previsão do tempo para o restante da semana.

Por Oeste Mais

Atualizado em 05/04/2024 | 11:21:00

O dia começou com tempo instável em algumas regiões de Santa Catarina nesta sexta-feira, dia 5, especialmente entre a Serra e o Litoral Sul, onde foram registradas chuvas fracas nas últimas horas.

No decorrer do dia, conforme a Defesa Civil, a aproximação e atuação de uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão, favorece a ocorrência de temporais isolados, que iniciam pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e se espalham por todas as regiões, especialmente entre o Meio-Oeste e o Litoral.

São esperadas rajadas fortes rajadas de vento, raios e eventual precipitação de granizo de forma localizada, além de chuva pontualmente intensa. O risco é moderado nas áreas em amarelo no mapa e baixo nas áreas em verde do mapa para alagamentos pontuais, destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica. 

As temperaturas sobem rapidamente até à tarde, com máximas próximas de 30°C em praticamente todas as regiões e chegando até os 33°C em áreas do Oeste, Vale do Itajaí e Norte catarinense. Após as chuvas, os ventos amentam, favorecendo a diminuição das temperaturas.

Fim de semana

O sábado, dia 6, inicia com tempo firme e temperaturas amenas e a umidade do oceano mantém maior nebulosidade e possibilidade de chuviscos ao longo do dia. No Grande Oeste, o calor somado à disponibilidade de umidade favorece temporais bastante isolados entre a tarde e à noite. Nas áreas serranas os termômetros não passam dos 20°C. 

No domingo, uma nova frente fria avança pelo estado, deixando o tempo instável em todas as regiões. As instabilidades avançam ainda durante a manhã trazendo temporais com chuva pontualmente intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Com o tempo nublado, as temperaturas sobem pouco ao longo do dia, com máximas de 20 a 24°C no Oeste e Norte do estado, mas permanecem entre 15 e 19°C nas demais regiões.

NOTÍCIAS RELACIONADAS