Tivi São Lourenço, 29 de abril de 2024
Gerais

Eclipse solar total de abril não será visto no Brasil

Público pode acompanhar fenômeno através de transmissões ao vivo.

Por Oeste Mais

Atualizado em 08/04/2024 | 11:19:00

O eclipse solar total que acontecerá nesta segunda-feira, dia 8 de abril, não poderá ser visto no Brasil. Desta vez, o fenômeno só será visível nos Estados Unidos, no México e no Canadá. No Brasil, o público interessado pode acompanhar através de transmissões ao vivo feitas pela Nasa e Observatório Nacional.

Quanto tempo vai durar?

O fenômeno de 8 de abril começará às 16 horas (horário de Brasília), na costa do México, e terminará às 17 horas (horário de Brasília), na costa Atlântica do Canadá. O eclipse total tem sua duração máxima de 4 minutos e 28 segundos em uma área do território mexicano.

A Nasa disponibilizará uma transmissão principal, com visões de diferentes ângulos e comentários de especialistas em inglês e espanhol. Além disso, outra live mostrará a perspectiva de diferentes telescópios, incluindo a exibição do Sol parcialmente eclipsado. 

Por fim, outra forma de assistir será acompanhando os lançamentos dos foguetes sonda que estudarão a atmosfera antes, durante e depois do eclipse. 
Além do mais, o Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, fará uma cobertura ao vivo com comentários em português.

Dia vira noite

Um eclipse solar total é visível quando a Lua passa entre o Sol e a Terra bloqueando completamente a face visível do Sol. Para os observadores na Terra que estão localizados no centro da sombra da Lua, a coroa solar fica visível, parte externa do Sol que não pode ser vista normalmente devido ao intenso brilho da estrela.

O Sol é cerca de 400 vezes maior do que a Lua, mas está aproximadamente 400 vezes mais distante da Terra do que o satélite natural. Assim, essa coincidência cria o efeito no qual a Lua consegue encobrir completamente a face visível do Sol para um observador terrestre na área do eclipse total.

NOTÍCIAS RELACIONADAS