Qual o mais saudável?
Cada dia buscamos mais opções para ter uma alimentação saudável, com o objetivo de ganhar saúde, qualidade de vida e longevidade - viver mais e melhor!
E neste intuito nos deparamos nos corredores dos supermercados, farmácias, nos balcões das mais diversas lojas com uma variedade de produtos com rótulos tentadores, como “Diet” e “Light”. Essas opções parecem ser a escolha perfeita para quem procura uma alimentação mais saudável, no entanto, a realidade por trás desses rótulos nem sempre é tão saudável quanto parece. Muitos consumidores acreditam erroneamente que os produtos “Diet” e “Light” são opções saudáveis e de baixa caloria. No entanto, não é este o objetivo deles.
Produtos “Diet” são indicados para pessoas que não podem comer açúcar - diabéticos - e portanto utilizam adoçantes e outros ingredientes para compensar o açúcar, por muitas vezes tendo muito mais ingredientes (especialmente artificiais) e até mais calorias! Sim, mais calorias! Chocolate ao leite, por exemplo, o “normal” tem 134 kcal em 25 gramas, já o diet, tem 142 kcal para as mesmas 25 gramas, Ficou surpreso?! Pois bem, neste caso além dos adoçantes temos mais gordura para fazer o chocolate agradar o paladar uma vez que não tem açúcar.
Já "Light" são produtos que possuem menos 25% de algum ingrediente, que pode ser gordura, sal ou mesmo açúcar, e aqui vale repetir, não é excluído o ingrediente e sim reduzido em 25%. Estes são os que, na minha opinião, não faz sentido utilizar! Pensa comigo, se você gosta muito de algum alimento, não é melhor manter o “normal”, com o sabor que já está acostumado e ao invés de comer 4 partes, comer apenas 3? É exatamente isso que o produto light vai te “economizar”, com o agravante do sabor não ser o mesmo, muitas vezes sendo muito diferente do que você espera sentir!
Além disto, produtos Diet e Light são frequentemente ultraprocessados, o que significa que passaram por uma série de transformações industriais que resultaram em alimentos com muitos ingredientes e poucos nutrientes reais. Isso pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo ganho de peso e problemas digestivos. Se você é diabético ou por qualquer outro motivo não pode consumir açúcares refinados em geral, utilize os produtos Diet com moderação, lembre-se que não é porque não tem açúcar que pode comer o quanto quiser!
Ter o hábito de olhar o rótulo, especialmente a lista de ingredientes, conhecer os alimentos e saber como eles funcionam no nosso organismo é a chave para uma alimentação saudável!
Se o seu objetivo é melhorar a saúde, invista em alimentos in natura - frutas, verduras, proteínas da carne, leite, ovos, grãos e cereais integrais - e tenha moderação ao consumir alimentos açucarados, ultraprocessados e guloseimas em geral. Além disto, beba muita água e tenha uma rotina saudável que inclua atividade física, cuidado com o sono e uma boa digestão - isto com toda certeza vai te levar a viver mais e melhor!
Além de Palmitos, o município de Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, também registrou o fenômeno, segundo a Defesa Civil.
Mãe de Francisco Oltramari conheceu um tratamento que pode mudar a vida do filho através de filme na Netflix.
No município de Chapecó, no Oeste de SC, Anna Luiza, de 7 anos, é ouvinte e aprendeu Libras desde bebê para conversar com a mãe, Cristiane Brandt, que é surda
Guarda ouviram gritos de socorro e encontraram a vítima que teria percorrido toda a distância pela tubulação. Caso aconteceu em Chapecó.
Jornais destacaram a presença de mais de 2 milhões de pessoas, figurinos com as cores do Brasil e o impacto econômico do evento.
Millena Brandão estava internada desde o dia 28 de abril após ser diagnóstica com um tumor cerebral