Tivi São Lourenço, 28 de abril de 2024
Gerais

Altas temperaturas levam a aumento na incidência de picadas de mosquitos

Especialista indica cuidados que devem ser tomados com picadas de insetos.

Por Oeste Mais

Atualizado em 21/02/2024 | 10:21:00

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o clima deve permanecer quente até abril, como consequência da ação do El Niño.

O fenômeno provoca o aumento nas temperaturas da água do Oceano Pacífico, alterando os termômetros e o regime de chuvas. Para além dos impactos climáticos, há influência direta na fauna, por exemplo, com maior presença de pernilongos borrachudos e mosquitos.

A preocupação em questão se agrava com o aumento de casos de dengue no início de 2024. Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), houve um crescimento de 252% nos casos da arbovirose causada pelo Aedes aegypti.

A proliferação ocorre porque as altas temperaturas proporcionam condições ideais para a reprodução e atividade dos mosquitos. O calor acelera o ciclo de vida desses insetos, tornando seu desenvolvimento mais rápido e aumentando sua atividade. Além disso, as temperaturas elevadas também aumentam a umidade do ar, criando ambientes propícios para a proliferação de criadouros de mosquitos, como poças d'água e recipientes acumuladores de água parada.

Diante desse cenário, é fundamental saber como lidar com as picadas, desde a prevenção até tratamentos em casos de alergia. “O tratamento adequado pode aliviar o desconforto imediato causado pela picada, reduzindo a coceira, a dor e a inflamação na área afetada”, explica a bióloga Julinha Lazaretti. “Saber como tratar as picadas ajuda a prevenir complicações mais sérias, como infecções secundárias, especialmente se a pessoa coçar excessivamente a área afetada”, completa.

Logo, estar informado sobre os procedimentos adequados para tratar as picadas de insetos é crucial para promover o bem-estar e a saúde geral. Confira algumas dicas destacadas pela especialista para garantir a proteção.

NOTÍCIAS RELACIONADAS